Alto Vale
Foto: Rafaela Correa/DAV

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina confirmou o cancelamento de mais de 1.600 títulos de eleitor na Região da Cebola. Os municípios com mais registros são Petrolândia e Vidal Ramos. Para reverter situação, eleitor deve procurar o Cartório Eleitoral com alguns documentos para fazer a revisão.

A revisão do eleitorado foi feita no ano de 2019 e abrangeu quatro municípios, Petrolândia, Vidal Ramos, Imbuia e Ituporanga. De acordo com o TRE, só em Petrolândia e Vidal Ramos foram 1.160 cancelamentos, 660 e 500, respectivamente.

O TRE afirma ainda que não houve nenhum tipo de aviso acerca do cancelamento, mas que a revisão foi divulgada nos meios de comunicação. Entre os principais motivos para os cancelamentos estão: Ausência às urnas por três pleitos consecutivos e falta à revisão do eleitorado.

De acordo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral, o eleitor que teve o título cancelado deve tomar algumas providências. O primeiro passo para resolver a pendência é fazer o pagamento de multa por turno de votação que tenha faltado e depois ir até um Cartório Eleitoral com documentos de identificação e comprovante de residência.

Caso a pendência não seja resolvida, o eleitor sofrerá algumas restrições como a obtenção de passaporte, obtenção de empréstimos em autarquias mistas, inscrição de provas para concurso público e nomeação para cargos públicos.

Para consultar a situação do título, o eleitor pode acessar o site: https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/copy_of_consulta-por-nome.