Política
Foto: Divulgação

Cláudia Pletsch/DAV

A presidente da Câmara de Vereadores do Município de Chapadão do Lageado, Cleide Joanita Machado Franzen (PT), falou sobre os principais trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos legisladores e contou sobre as primeiras indicações que a mesa recebeu durante as duas sessões ordinárias realizadas no início de fevereiro. A vereadora revelou ainda o primeiro projeto recebido nessa semana e os planos para 2021.

Foram duas sessões ordinárias realizadas nesse início de fevereiro nos dias 2 e 9. Nessas datas foram apresentadas algumas indicações principalmente referentes à recuperação de estradas, que segundo a presidente é o assunto mais cobrado pela população. Outros assuntos também foram abordados, temas como a compra e aplicação de produto para combate ao mosquito borrachudo, limpeza de sarjetas e reforma de bueiros, além da sinalização e construção de sanitários nas dependências da cachoeira do Rio Saltinho.

Cleide conta que já no início do mês, os vereadores passaram por uma explanação sobre o processo legislativo com o objetivo de agregar conhecimento e qualificação para a apresentação de propostas e projetos dentro da lei. O primeiro projeto foi apresentado nesse dia 09 sobre o reajuste anual dos servidores e deve entrar em discussão na próxima semana, além desse, outras duas indicações chamaram a atenção: a solicitação da implantação de protocolos de enfermagem na saúde do município e cursos de capacitação na área de costura. “O nosso município é muito agrícola e tem muitas pessoas que gostariam de trabalhos em outras áreas, uma área muito forte é a das facções que temos muita demanda e pouca mão de obra qualificada”, comenta.

Sobre os pedidos de fiscalização, a vereadora diz que as solicitações se concentram em volta da revitalização de estradas principalmente do interior, essenciais para o escoamento da produção. Cleide garantiu ainda que em torno desse tema e de outros temas relevantes todos os vereadores devem trabalhar juntos. “O que ficou bem claro é que todos os vereadores entraram em senso comum de realmente trabalhar pela população, discutindo sempre o que facilita para a maioria da população e não alguma coisa específica para o favorecimento individual. A gente teve fortes temporais no início do ano que demandou muito trabalho e nessa quarta é o dia em que os funcionários da prefeitura a maioria estavam voltando de férias e vamos poder dar continuidade nos serviços, pois até agora tinha uma equipe mínima fazendo apenas o essencial em alguns locais, mas agora com a volta de todos os profissionais acreditamos que os trabalhos serão mais ágeis”, avalia.

Técnica em enfermagem e servidora pública, a vereadora diz que muitas solicitações podem ser resolvidas de imediato apenas em conversa com o prefeito, já que tem abertura com o Executivo pelos anos que trabalhou na prefeitura. “No município a população é bem exigente e cobra bastante serviços e comprometimento e isso é importante, pois assim o vereador vê que ele tem o seu dever que não pode afrouxar. Eu até fiz poucas indicações pois tenho contato próximo com o prefeito então tem coisas simples que posso conversar e resolver na hora ou ainda mais rapidamente”, finaliza.