Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/ DAV

A vida de uma grande parte das mulheres de todo o país não costuma ser fácil, os dias são corridos, as jornadas de trabalho longas, muitas têm filhos e a casa para cuidar. A realidade é que quando se dão conta, o tempo passou e os cuidados com elas mesmas já não são frequentes. Para essas mulheres, uma maquiadora de Ituporanga criou o “Beleza Renovada”, projeto que consiste em um dia de transformação, com direito a cabelo, maquiagem, roupas novas e até fotos para levantar a autoestima.

Elaine Cristina Fusinato, mais conhecida como Cris Fusinato, conta que a ideia surgiu há algum tempo a partir de um programa de TV que transformava mulheres. “Sabe aquele programa da Eliana, Beleza renovada?Eu ficava horas assistindo admirando e sonhando em poder fazer isso por alguém. Eu trabalho na área da beleza e amo tanto o meu trabalho que resolvi fazer esse projeto. Consegui alguns patrocinadores como cabeleireira, empresárias de loja e maquiei e bati as fotos”,comenta.

Ela explica que o projeto é voltado para mulheres que não têm condições de pagar por esses serviços, mas que têm necessidade de recuperar a autoestima. “Eu estudo o rosto das pessoas antes de usar qualquer produto. Eu vejo quais traços indesejados eu preciso esconder e quais traços preciso evidenciar. Aí sim começo a fazer a maquiagem. Eu sempre digo que maquiagem é uma arte e as clientes são minha tela. Esse projeto é dar um dia de beleza pra alguém que precisa se sentir linda mas não tem condições de se arrumar fazer uma make, um cabelo, comprar uma roupa nova ou fazer umas fotos”, esclarece.

Até o momento, Cris já fez duas produções. A primeira não teve parcerias, a segunda já contou com a colaboração de uma loja e uma cabeleireira. Agora a intenção é fazer mais parcerias para proporcionar uma transformação completa para mais mulheres.

“São duas meninas que já fiz. A primeira foi somente eu quem a arrumou e deu certo, aí dei início ao projeto com mais patrocinadores para que a transformação fosse completa. A segunda, eu sempre via varrendo a rua de cabeça baixa, triste. Meu marido incentivou e disse: Olha para ela, ficaria linda transformada por você. É muito gratificante e enquanto eu puder vou dar continuidade a este trabalho”, completa.

Janaína Silva tem 31 anos e é uma das mulheres que passou pela transformação da maquiadora. Ela conta que passar pelo projeto foi uma experiência única que renovou o visual e trouxe de volta a vontade de viver.“Antes disso eu nunca tinha feito nada de maquiagem e passar pelo projeto da Cris foi incrível. Eu me sinto outra pessoa, maravilhosa, poderosa, me sinto feliz. Ela me deu a oportunidade de sentir vontade de viver que eu não tinha mais. Ela me fez sentir outra mulher, uma mulher que pode tudo. Foi isso que senti na hora, cheguei a me emocionar porque eu tinha depressão, estava triste pela falta dos dentes também e agora que coloquei os dentes e passei por toda essa produção encontrei a oportunidade de virar a página e seguir em frente, vou até voltar a estudar”, finaliza.