Alto Vale, Política
Foto: Alan Garcia/DAV

Helena Marquardt/DAV

O ano de 2021 será marcado por diversas mudanças no Legislativo de Trombudo Central. O presidente da Câmara, Marlon Goede (Progressistas), revela que a principal novidade é que as sessões agora serão transmitidas ao vivo pela internet e que eles ainda avaliam a possibilidade de implantar emendas impositivas para os vereadores, como já ocorre em outras cidades do estado.

A primeira sessão será realizada no dia 1° de fevereiro e já terá transmissão online. O intuito é garantir uma maior aproximação com a comunidade e mais transparência nas ações. “É uma forma para que a população possa realmente acompanhar os trabalhos do Legislativo, que os vereadores possam mostrar seu trabalho e que todos os moradores conheçam os projetos do Executivo e do Legislativo que tramitam aqui”, disse.

Outra novidade é a possibilidade de implantar emendas impositivas para os vereadores. Isso já existe na esfera federal, estadual e também na municipal em Otacílio Costa. “Seria uma oportunidade deles para indicar verbas para entidades, associações, por exemplo e até para o próprio governo municipal seja com investimentos na saúde, calçamentos, esporte e cultura entre outras áreas.

O presidente da Câmara comenta ainda que o vereador é o contato direto da sociedade com o Poder Público e é ele que muitas vezes identifica os problemas porque conversa diariamente com a população.

Sobre a importância do bom relacionamento entre o Executivo e o Legislativo, Marlon adianta que já teve uma conversa com a prefeita Geovana Gesser . “Já tivemos uma conversa de como vai funcionar a casa legislativa com a recepção dos projetos e cumprindo o regimento interno da Câmara e a lei orgânica. Fizemos inclusive a solicitação de uma funcionária porque a nossa está de licença maternidade e fomos atendidos”, conclui.