Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Cláudia Pletsch/DAV

As matrículas para a Rede Pública Municipal de Ensino de Rio do Sul iniciam no dia 17 de novembro, e nesse ano estão previstas algumas adequações para crianças que frequentam o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano.

A secretária de educação, Janara Mafra, explica que a partir do dia 17 de novembro os pais ou responsáveis por alunos que frequentam o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, devem primeiramente entrar em contato por telefone diretamente com escola e fazer um agendamento para realizar a matrícula. Essa medida se deu, segundo ela, para evitar aglomerações por conta da pandemia do cornavírus. “Primeiramente é importante ressaltar que os pais devem ligar nas escolas e agendar os horários por conta do regramento da Covid-19 para que não haja filas ou aglomeração. Os telefones das escolas estão todos na página da prefeitura”, esclarece.

Janara ainda ressalta que no caso de alunos da educação infantil, crianças de zero a cinco anos que frequentam a creche ou pré-escola, as inscrições devem ser feitas diretamente na Secretaria de Educação, e o agendamento pode ser feito via whatsapp. “Não é mais diretamente nas escola como era antigamente, agora os pais vem diretamente na Secretaria de Educação, aqui eles vão procurar uma vaga e a Secretaria vai orientar a unidade mais próxima onde existam vagas ainda aqui no município, e para entrar em contato com a Secretaria de Educação basta enviar uma mensagem no whatsapp”, explica.

A secretária ainda relembra a importância de organizar todos os documentos e realizar a matrícula o quanto antes, pois os agendamentos são feitos por ordem de chegada. “É importante que os pais se organizem para vir o quanto antes pois às vezes a família quer a vaga em uma escola mais próxima e aí não tem mais, daí os pais tem que levar a criança em uma escola mais longe e não gostam muito disso, então é importante já divulgar agora que os pais já começam a se organizar”, justifica.

Nesse ano as matrículas iniciam mais tarde que o comum, e Janara explica que isso se dá por conta da readequação para as aulas on-line. “Nesse ano ainda temos alunos que tiveram mais dificuldade para entregar os trabalhos, temos que analisar cada aluno particularmente para ver como está o aprendizado on-line então por isso que as matrículas ficam para um pouco mais tarde”, justifica.

No caso das rematrículas nesse ano elas serão realizadas de forma automática para 2021. Para realizar a intenção de matrícula na Secretaria de educação, os responsáveis devem agendar no número (47) 3531-1100 e devem comparecer munidos com a certidão de nascimento da criança e comprovante de residência.