Estado
Foto: Rodolfo Espínola AgênciaAL

Rafaela Correa/DAV

Após afastamento de Julio Garcia (PSD) em razão da operação Alcatraz, o deputado Mario de Nadal (MDB) foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em votação aberta e nominal, quando os deputados são chamados para declarar seu voto no microfone. A eleição ocorreu nesta segunda-feira (1º) com 38 dos 40 votos.

Para Nadal, assumir a Alesc é uma grande responsabilidade, visto que esse é um momento difícil na vida dos catarinenses. “Agradeço a consideração dos colegas que me confiaram seus votos, é uma honra, uma honra mesmo presidir nossa Assembleia Legislativa e não vou esquecer a generosidade de vossas excelências. Tenho convicção de que os integrantes desse parlamento guardam grande expectativa para o ano legislativo que se inicia. De fundamental importância para o estado que enfrenta enormes dificuldades em razão da pandemia da covid-19 e dos diversos fenômenos climáticos que periodicamente nos atingem com prolongadas estiagem precipitações que acarretam em enchentes, enxurradas e desmoronamentos e por vezes até com tornados”, disse o deputado durante pronunciamento.

Na sequência ele também agradeceu a confiança dos colegas e pediu um minuto de silêncio pelas comunidades, pelos catarinenses acometidos por doenças graves e também por aqueles que estão na linha de frente no combate à pandemia.

Sobre os planos como presidente da casa, ele afirmou que não medirá esforços para que a Alesc faça sempre o melhor e disse que não faltará energia para o trabalho. “Se depender da vontade vou trabalhar muito, essa marca eu tenho de berço”, assegura. Por fim, ele disse ainda que pretende exercer uma gestão compartilhada com a Mesa Diretora e com os deputados de forma harmônica e transparente. “Iremos primar pela boa gestão, fazendo melhor e gastando menos, aplicando bem os recursos e fazendo a coisa certa. Tenho por meta diminuir a burocracia, na era digital o avanço da gestão pública exige que seja descontinuado o uso do papel e carimbo. Transparência será outro pilar de nossos atos enquanto presidente”, completa.

História na política

A trajetória de Mauro de Nadal na política iniciou cedo. Formado em direito e natural do Oeste catarinense, da cidade de Caibi, o deputado já esteve prefeito de Cunha Porã por dois mandatos (2000 até 2008) e no último pleito foi eleito com mais de 40 mil votos. Este é o terceiro mandato do emedebista, que iniciou em 2013 no legislativo, já que foi eleito e ficou suplente em 2010.