Cidade

Reportagem: Helena Marquardt

Mercado Público Municipal de Rio do Sul foi alvo de criminosos. Eles teriam entrado no local na madrugada da última sexta-feira (30) após rasgarem uma tela de arame e dois feirantes que comercializam no espaço tiveram seus produtos furtados. Agora a estrutura foi reforçada para evitar novos furtos.

O produtor Valdemar Schelter foi um dos prejudicados. Do seu box os bandidos levaram morangos e um pote de geleia de 500 gramas. Ele comenta que o prejuízo em valores nem é tão alto, mas os feirantes se preocupam com a falta de segurança do espaço. “Aqui está fácil de entrar, só tem uma tela, mas conversamos com a prefeitura e parece que vão arrumar melhor e colocar uns cadeados”, disse.

Ele relata que expõe produtos para venda todas as quintas-feiras à tarde e também nas sextas-feiras, por isso deixou os produtos no Mercado Público durante a noite. “Como vamos dois dias seguidos a gente deixa ali para não ter tanto transtorno e acabou acontecendo isso, mas a sorte foi que não estragaram os demais produtos ou poderia ser pior”.

O box onde Vanessa Mariano vende produtos naturais com uma amiga também teve produtos furtados. “No nosso caso arrombaram a geladeira e levaram kombuchas, cogumelo em conserva, tofu, água de coco e hambúrguer vegano. Achamos que ficaram um bom tempo lá e tiveram bastante tempo de escolher o que iriam furtar”, opina.

Ela revela ainda que há algum tempo feirantes fazem reivindicações para melhorias da segurança no Mercado Público e arredores. “Viemos reivindicando algumas situações, de colocar mais iluminação até porque alguns feirantes chegam muito cedo. Temos câmeras na região, mas acho que precisamos de um retorno em relação a segurança, que a Guarda olhasse mais o nosso Mercado, porque acredito que agora que eles descobriram que é fácil eles vão voltar. O prejuízo financeiro nem foi tão grande, mas foi o precedente de saber que eles podem entrar ali e roubar o que quiserem no tempo que quiserem”, disse.

O que diz a prefeitura?

Em nota enviada pela Assessoria de Imprensa, a Prefeitura de Rio do Sul informou que o conserto das telas já foi feito e desta vez com reforço. Declarou ainda que um Boletim de Ocorrência já foi registrado e que a Polícia Militar já tem imagens de câmeras de segurança do local.