Saúde
Foto: Mariane Rossi/ G1

Reportagem Rafaela Correa/DAV

Ao longo da vida muito se ouve falar sobre a importância de manter o organismo bem nutrido para prevenir problemas de saúde e até por questões estéticas. O que muitos não sabem é que é possível associar a ingestão de frutas, legumes e verduras com um mix de três ou quatro ingredientes que fortalecem o organismo.  O chamado “shot da imunidade” ficou muito conhecido, sobretudo neste último ano durante a pandemia, período em que as pessoas começaram a prestar mais atenção na saúde e se preocupar com a alimentação. A reportagem entrou em contato com uma nutricionista para saber mais sobre os benefícios dessas misturas e para aprender a preparar e ingerir.

Quando se fala em shot da imunidade é necessário frisar que a mistura super concentrada não substitui refeições e que deve ser um complemento alimentar. De acordo com a nutricionista, Maria Gabriela Peters existem várias receitas e cada uma delas tem uma função. “Por serem ingredientes naturais e ingeridos em doses pequenas e concentradas eles acabam proporcionando vitaminas e minerais que nutrem o nosso organismo de dentro para fora. Essas misturinhas podem ter diversas funções no nosso organismo, elas podem ser antioxidantes porque acabam combatendo os radicais livres, elas podem ser anti-inflamatórias, detox, pode ser focada também no controle glicêmico e até diurética”, explica.

Outro ponto importante a destacar é que o shot não deve ser usado para tratar doenças ou substituir medicamentos. “Eles não podem ser usados para tratar doenças, substituir tratamentos medicamentosos, nem suplementar nutrientes em casos de carência. Eles são como complementos de uma alimentação saudável. É uma forma que se difere da cápsula, diferente de um medicamento, acaba criando uma experiência bem positiva durante a suplementação e facilita também a administração porque é fácil, rápido e se torna um aliado da alimentação funcional”, ressalta.

O ideal, segundo Gabriela, seria ingerir a misturinha em jejum, pela manhã para facilitar a absorção dos ingredientes, que podem ser manipulados em farmácias ou feitos em casa, como a maioria das pessoas.

Os principais ingredientes são: cúrcuma, limão, gengibre e própolis. A partir deles é possível fazer várias receitinhas diferentes. A nutricionista explica de que forma cada um deles age no organismo. “A gente pode ter na forma de cúrcuma que tem uma ação detoxificante e antioxidante também, ajuda no processo anti-inflamatório e também no poder de fotoproteção da UVB. O limão também pode ser um aliado dos ingredientes do shot, por ser uma fruta cítrica, conter vitamina C e minerais importantes no processo de imunidade, além disso ajuda na absorção do ferro por conta da vitamina C. O gengibre também é um aliado do shot, possui propriedades também anti-inflamatórias e antioxidantes que combatem os radicais livres do nosso organismo. A glutamina que é um suplemento também pode ser aliado ao shot da imunidade e tem ação direta com fonte de energia para o crescimento e a multiplicação das células de defesa do nosso corpo. O própolis também é bem famoso na questão da imunidade, ele ativa os passos para a resposta imune e estimula esses receptores que são específicos na produção de citocina, eles acabam modulando os mecanismos da imunidade”, esclarece.

Questionada sobre contraindicações, Gabriela afirma que qualquer pessoa pode tomar o shot, exceto se na composição for identificado algum ingrediente que não se saiba sobre histórico de alergias. “Quem tem problemas de descompensação arterial precisa cuidar com uso do gengibre que acaba alterando a pressão arterial fazendo ela subir porque é um termogênico estimulante”, lembra.

Confira algumas receitinhas:

– Suco de um limão

– Meia colher de chá de cúrcuma

– Meia colher de chá de gengibre em pó

– Oito gotas de própolis

Bater no mixer e beber em jejum.

Opção dois:

– Suco de um limão

– 60 ml e água

– 15 a 20 gotas de própolis

– Meia colher de chá de cúrcuma em pó

– Uma colher de sopa de Glutamina

– Meia colher de chá de gengibre ralado

– Bater no mixer e beber de manhã em jejum