Cidade
Foto: Jorge Matias/DAV

Reportagem: Jorge Matias/DAV

Com a retomada da revitalização na Estrada Blumenau os moradores voltaram a cobrar o acesso a Estrada São José, uma importante alternativa de passagem para o bairro Taboão, que continua com as obras paralisadas há cerca de 10 meses após o anúncio do novo traçado. Os projetos, segundo a prefeitura de Rio do Sul, haviam sidos finalizados e a licença ambiental liberada, no entanto, o local continua interditado.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Taboão (AMT), Geverson Fiamoncini, a Estrada São José é uma rota essencial para desafogar o trânsito. “Principalmente agora com as obras da Estrada Blumenau, é importante contar uma rota de alternativa, e desta forma a estrada São José faz falta para os moradores do Taboão”, disse.

Fiamoncini ainda afirma que nesse momento as obras estariam paradas devido a problemas ambientais. “A vegetação no local já foi removida e a prefeitura nos passou que os problemas ambientais já haviam sido resolvidos, por isso acreditamos que a obra deveria ter continuidade”, argumentou.

Para a educadora Carmem Pezenti, o acesso ao bairro em horários de pico está muito lento, e uma rota alternativa seria o ideal. “Principalmente paras aqueles que trabalham e precisam voltar para casa na hora do almoço, muito tempo é desperdiçado no trânsito naquele local”, argumenta.

Em nota, a prefeitura de Rio do Sul disse que aguarda a regularização da obra do loteamento por parte da empresa realizadora do serviço para que seja aberta a rua de alternativa para os moradores. Ainda conforme o comunicado, o processo é burocrático e foi prejudicado pela interrupção de todos os serviços nas últimas semanas por conta da prevenção ao coronavírus.

Participação da comunidade

 

Após a queda do muro de contenção em fevereiro do ano passado, os projetos de reconstrução do muro e de um novo traçado da estrada São José, que inicia no bairro Santana, foram apresentados para a comunidade em reunião. Na ocasião a prefeitura apresentou aos moradores duas opções, a primeira era a reconstrução do muro de contenção de desabou e a segunda era a construção de um novo trajeto. A comunidade optou pela construção de uma nova rota.

Desde então a comunidade espera pelo início das obras. A Estrada São José serve como uma importante via de acesso ao bairro Taboão, uma vez que, em horários de pico, o principal acesso ao bairro ocorre pela Estrada Blumenau, que no momento está em obras de revitalização.