Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

O Alto Vale é uma região cheia de paisagens encantadoras e no município de Salete, uma estrutura simples permite visão privilegiada para toda a cidade. Além da revitalização no parque, o Morro do Santuário ganhou um deck para que munícipes e turistas possam fazer fotos e admirar o cenário.

Para o presidente do Rotary Club do município, Rafael Bonsenhor, os planos para gestão eram de melhorias para o local e após conversas e parceria com a prefeitura, o espaço ficou pronto. “É um local privilegiado com vista para a nossa cidade, vários munícipes visitam, pessoas de fora por conta do turismo religioso e acabavam encontrando dificuldade em observar a cidade, aí surgiu a ideia de fazer esse deck, que é uma estrutura simples, mas que ficou muito bonito. Gastamos em torno de R$ 2 mil para deixar pronto. Nós também aproveitamos para fazer uma reforma no playground que tem lá, um local silencioso, que traz alegria, tranquilidade. A gente tentou dar uma ajuda a mais nesse local porque sabíamos que seria de grande valia para a cidade”, avalia.

A secretária de Indústria e comércio, Silvana Hormann diz que já há um projeto maior para o ponto turístico e que inclusive há sinalização positiva do senador Jorginho Mello em relação aos recursos para execução da obra, mas enquanto não sai do papel é preciso fazer manutenção e tornar o espaço agradável. “Foi um pedido que a gente já tinha feito ao Rotary Club,  o primeiro pedido que a gente fez foi a revitalização do parque que tinha lá em cima, então eles fizeram a reforma do parque, reformaram os brinquedos. Eles mesmos montaram e essa semana a gente conversou e vimos a possibilidade de fazer esse mini mirante lá no Morro do Santuário, até porque a gente já tem um projeto aprovado que o senador Jorginho Mello já tem um valor destinado, mas como a gente sabe que essa parte burocrática atrapalha um pouco, a gente resolveu deixar pronto esse ano esse mini deck juntamente com o Rotary”, comenta. Questionada sobre a participação do Rotary e da prefeitura, ela explica que existe uma parceria e que enquanto a prefeitura garantiu o material, o clube ficou com a parte da mão de obra.

Rafael conta ainda que o espaço já está aberto para visitação das 6h às 19h e que as pessoas podem usar o espaço para fazer fotos. “Já está disponível e quem quiser pode fazer fotos e marcar o Rotary Club Salete no instagram, a gente quer ver a participação do povo, nós somos um clube de serviços e estamos sempre pensando em ações que possam beneficiar a cidade inteira”, completa.