Política
Foto: Helena Marquardt/DAV

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

A história de Cássio Benito Ronchi, um dos únicos deficientes eleitos em todo o Alto Vale  pode parecer até roteiro de filme: ele sofreu um acidente de carro em 2004 e ficou a beira da morte.  Passou 185 dias internado, 39 em coma em uma UTI. Mas contrariando todos os diagnósticos médicos o morador de Rio do Oeste se recuperou e apesar das sequelas resolveu que seu propósito de vida seria lutar pela inclusão, missão que ganhará mais força a partir de 1º de janeiro quando passa a ocupar uma cadeira no Legislativo.

Em uma campanha limitada, podendo visitar apenas moradores do Centro da cidade pela dificuldade de locomoção, Cássio (MDB) contou com a ajuda de muitas pessoas para pedir votos e conseguiu se eleger graças a confiança de 244 pessoas.

Ao que tudo indica ele fará uma mandato diferente. Vai doar metade do salário para entidades beneficentes e quer dar voz as minorias como os deficientes físicos e intelectuais.  “Estou nessa causa porque sei o preconceito que os deficientes passam.  Não acreditam na pessoa que é deficiente. Não acreditaram no meu potencial, que eu poderia ganhar e ser vereador.  Sei que tenho uma limitação para falar, para andar, mas é apenas a parte física que ficou comprometida, a mental não”, ressalta.

Como um dos únicos vereadores com deficiência eleitos no Alto e Médio Vale do Itajaí ele quer mostrar agora na vida pública, que a sociedade precisa discutir e garantir a inclusão. “Tenho muito a agradecer a todas as pessoas que confiaram em mim e agora quero fazer um excelente trabalho como vereador”, disse.

Além da principal bandeira que é a inclusão Cássio diz que já tem em mente outros projetos que deve apresentar como a instalação de sistema de energia solar na prefeitura para garantir mais sustentabilidade e economia com  a conta de energia elétrica, o pedido para a construção de uma ponte de concreto e a instalação de pontos de coleta de óleo de cozinha usado  nas escolas para que a venda do produto seja revertida em benefícios para as unidades de ensino.