Alto Vale

Uma obra aguardada por moradores de Ibirama há cerca de seis anos, começou a ser executada. Nesta semana a Prefeitura de Ibirama começou a construção do muro de contenção na rua Vereador Gerd Schlgel, no bairro Operário. A estrutura de contenção está sendo erguida no local onde foi registrado um deslizamento de parte da pista, devido a chuvas intensas ocorridas em setembro de 2011.

Os danos causados pelo deslizamento estavam aumentando, além de poder comprometer a rua, a movimentação de terra também ameaçava a casa que fica abaixo da rua, e um prédio ao lado que tem cerca de cinco apartamentos. A situação tornou a região um local de monitoramento constante por parte da Defesa Civil de Ibirama. “A cada chuva se deslocar até lá além do dano na estrada, tinha o risco da própria casa que foi atingida junto a estrada em 2011 e aí evoluiu para o lado desse prédio, que é novo, só estava aumentando os danos”, comentou o Coordenador da Defesa Civil Fernando Jost.

O coordenador explica que assim que estiver concluída a obra vai garantir a segurança das pessoas em volta e também de quem precisa usar a rua. “Vamos riscar ela do mapa de área de risco e de monitoramento por conta da recuperação”, disse.

Uma contenção especial está sendo construída, no sistema de encaixe de pedras, com grau de sustentação e com drenagem. Uma necessidade segundo Jost devido as características do solo. “Essas pedras empilhadas deixam espaço vazado entre elas, que servem também como dreno, então toda a água que cai nesse local ela rapidamente escoa, é importante porque a característica do nosso tipo solo, 1 m² chega a pesar aproximadamente 1200 ou 1500 quilos, então tem que ter pedra grande muito bem encaixada, com sistema de drenagem e captação de água muito bem feito para não ter problema de novos pontos de ocorrência”, explicou.

A obra é realizada por uma empresa terceirizada contratada pela Prefeitura, o prefeito de Ibirama Adriano Poffo esteve no local, acompanhado do chefe de gabinete, Alexandre Campregher, para fazer uma vistoria no andamento da obra. “Era uma ação muito esperada pela comunidade do Bairro Operário, que utiliza a via diariamente. Esperamos que a construção desta contenção traga mais segurança aos moradores da rua e aos motoristas que nela trafegam”, concluiu Poffo.

Albanir Júnior