Saúde

O programa Saúde em Dia atendeu pelo menos 310 pessoas em uma manhã de sábado, tanto no Centro Educacional Ricardo Marchi, como também na unidade de saúde do bairro Santa Rita, em Rio do Sul. Foi uma manhã inteira de atendimento médico e orientações de saúde para a população do Santa Rita, Navegantes, Valada São Paulo e Rainha.

As consultas foram de clínica geral, neurologia, cardiologia, urologia, pediatria, além de nutrição, psicologia, odontologia e vacinação. Foram oferecidas ainda orientações da vigilância sanitária e epidemiológica, farmácia, autorização de exames, além de atividades educativas, recreação para as crianças e palestras preventivas para jovens e adultos.

No mesmo dia foi lançado oficialmente o Programa “Um Olhar Para o Futuro”. Uma parceria da Prefeitura de Rio do Sul com o Lions Clube Bela Aliança para atender crianças da rede municipal de ensino com consultas oftalmológicas gratuitas. Especialistas vão visitar as unidades de ensino para realização e triagens e darão orientações para uma consulta mais avançada, caso necessário. O programa vai envolver todos os cerca de 3,1 mil alunos da rede municipal em cada uma das unidades.

“Foi uma manhã de saúde muito tranquila e vemos como é benéfico este tipo de mutirão. As pessoas podem se programar com tranquilidade e tem o agendamento feito de forma mais rápida do que o habitual. Isso é importante para o serviço de saúde como para a pessoa atendida”, ressaltou o prefeito José Thomé que esteve no local acompanhado do vice-prefeito, Paulo Cunha.

A secretária de Saúde, Sueli de Oliveira, explica que o programa ficou dentro do esperado no sábado e que os funcionários tanto da saúde, como da educação, foram muito solícitos em colaborar no sábado. “Nossa equipe deu mais uma demonstração de compromisso com a comunidade e que bom que a população aderiu ao programa”, salientou.

O próximo mutirão de saúde já está programado para o mês de setembro, com data e local ainda a serem confirmados. Desta vez, os bairros beneficiados serão o Progresso, Canoas, Fundo Canoa e Canta Galo.