Cidade
Foto: Divulgação

O mês de outubro reservará à comunidade rio-sulense atividades especiais de conscientização sobre a prevenção ao câncer. Como parte da programação do Outubro Rosa, promovido pela prefeitura de Rio do Sul, a Secretaria de Saúde realizará palestras, encontros de lazer e mutirões de atendimentos no Centro de Atendimento à Mulher (CAM).

Algumas das palestras e encontros temáticos vão abordar propostas diferentes de saúde e qualidade de vida para as mulheres, como conversas sobre autoestima, controle emocional, terapias, entre outros. Para participar será necessário realizar a inscrição no CAM, que fica no bairro Santana, ou ainda pelos telefones (47) 3522-7350 ou (47) 3525-3586, este último via WhatsApp. Assim será possível controlar a quantidade de pessoas no local do evento, de modo a não promover aglomerações.

Nos dias 5, 19 e 26 de outubro serão realizados mutirões de atendimento e exames, com 100 ultrassonografias de mama e transvaginal, além daquelas feitas habitualmente na unidade. Estes atendimentos são feitos em horário estendido por agendamento para reduzir a fila de espera pelo procedimento. Os profissionais vão atender ainda outras 50 pessoas para consultas especializadas em demanda livre ou agendamento.

E no dia 23 de outubro, está programado um passeio ciclístico em parceria com o Grupo Cabelos Ao Vento, saindo da Rede Feminina de Combate ao Câncer, no Centro, em direção ao Parque Municipal Harry Hobus. No parque, haverá uma programação de atividades de conscientização e saúde com algumas entidades e empresas parceiras. A participação no passeio ciclístico é gratuita e sem a necessidade de inscrição.
Programação Outubro Rosa

Nos dias 5, 14, 19, 21, 26 e 28 de outubro haverá coleta de preventivo sob agendamento e demanda livre, das 16h30 até 19h no CAM, do bairro Santana. Para a próxima quinta-feira, dia 7 de outubro, está previsto o “Encontro do Bem me Quero” que se trata de um café com mulheres e conversa com as psicólogas Camila Seibt e Jéssica Sant´Ana, sobre Autoestima. Ainda na quinta-feira, haverá demonstração de aula de dança do ventre, às 19 horas no mesmo local.

Já no dia 14 de outubro, a programação conta com um café com mulheres e palestra sobre controle emocional com Mari Cenzi , que é controladora empresarial, terapeuta integrativa sistêmica e desenvolvimento do potencial humano, às 19 horas, no CAM.

Nos dias 5, 19 e 26 de outubro estão previstos o Mutirão de ultrassonografia, consulta de ginecologia, coleta de preventivos e atividade de cuidados corporais com o SENAC, além do mutirão de consultas agendadas e de livre demanda, entre 16h30 e 19 horas.

No dia 21 de outubro , mulheres que desejarem passar por ventosaterapia precisam fazer um agendamento prévio e verificar o horário disponível. Também haverá palestra com a sex coach, Daiana Junge, sobre o prazer da mulher e a criatividade no relacionamento, às 19 horas.

No sábado (23), a tarde será marcada pelo Passeio Ciclístico que sai às 13h30 da Rede Feminina de Combate ao Câncer, na avenida Oscar Barcelos, em direção ao Parque Municipal com a participação do grupo Cabelos ao Vento.

Em seguida diversas atividades serão desenvolvidas no Parque Harry Hobus, como o evento Outubro Rosa da Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Sul, com foco na prevenção do câncer de mama e útero, com participação de parceiros.

Na terça-feira, dia 26 de outubro, haverá uma aula experimental de ritmos variados para mulheres com a instrutora de dança Simone Mafazzoli. Também haverá Coleta de Exame Preventivo do Câncer de colo do útero em horário estendido das 7h30 às 19h.

Durante todo o dia 28, mulheres poderão participar de uma agenda multiprofissional de terapias complementares, como: Aurículo terapia, ventosas, terapia com florais.