Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

A prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai inaugurar neste sábado (25), a nova Escola Municipal Paulo André Miguel, na localidade de Nova Stettin. A solenidade está marcada para as 9 horas e será aberta para toda a comunidade.

A escola entrará em funcionamento na próxima segunda-feira( 27), e receberá alunos das pré-escolas do Centro de Educação Infantil Florinda Zemke dos Santos, além dos novos alunos que deverão frequentar a unidade entre o 1º e 5º ano.

Para a secretária de Educação, Marilene Collet Krause, o novo espaço vai atender proporcionar conforto e qualidade de ensino, além de atender uma demanda que já vem crescendo no município.

“Essa nova unidade vai trazer mais conforto e qualidade de ensino. Serão atendidas 131 crianças, a partir de agora. Essas crianças já são residentes na comunidade, ou seja, alunos deste zoneamento escolar. Atendemos ali do Pré II ao quinto ano e a unidade recebe todos os anos alunos do CEI Florinda Zemke dos Santos. Já o início das matrículas são sempre alunos de Dalbérgia”, explica.

Para a construção da estrutura, os investimentos ultrapassaram R$ 1,3 milhão, sendo que R$314 mil foram recursos próprios e o restante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para a finalização, nos detalhes de ajardinamento, terraplanagem e cercamento, os custos também foram bancados pelo Município.

A nova escola possui 850 metros quadrados, com seis salas de aula, sala de leitura, sala de informática, sala dos professores, pátio e cozinha industrial. Para entrar em funcionamento, pelo menos 15 profissionais devem estar envolvidos, como professores efetivos e ACT’s, além de outros servidores do administrativo.

Ainda de acordo com a secretária, o local proporciona mais segurança e dispõe de espaço amplo para realização das atividades escolares. Além disso, pode ser uma forma de reconhecer e manter a qualidade da educação no município que recebeu boa avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“Temos grandes índices de resultados na avaliação do IDEB e a gente sabe que a valorização do professor não é somente de forma salarial e sim oferecendo boas condições de trabalho para eles. Essas condições boas passam sempre por um ambiente saudável, com conforto, equipamentos, porque nessa escola teremos espaço para um laboratório de informática e atenderemos a partir do ano que vem com aulas de tecnologias. Então, esse é um dos benefícios de estarmos mudando para a escola maior, com espaço mais amplo, com parquinho para as crianças, onde ali na escola antiga não tinha”, avalia.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, explica que esta é uma importante conquista para toda a comunidade do bairro Nova Stettin, bem como alunos e professores. “A estrutura física precisa acompanhar a qualidade do ensino que é oferecido, para que o trabalho possa avançar sempre mais”, destacou.