Cidade
27/06/2017- Paraná- Brasil- Secretaria da Saúde alerta para baixos índices de vacinação em adolescentes. Foto: Venilton Küchler/SESA/FotosPúblicasFoto: Venilton Küchler - As salas de vacina estarão disponíveis na UBS da Barra do Trombudo e na UBS do Taboão

Foi realizado na sexta-feira (20), na comunidade do bairro Barra do Trombudo a “Noite Rosa”, evento promovido para a comunidade. Na oportunidade foi realizada a entrega da sala de vacinas da unidade, além de atividades diversas como café, corte de cabelo e penteado com alunos do Senac e manicure. É uma forma de integração da comunidade e também uma grande conquista pelo fato de ser aberta a sala de vacinas no local, serviço que estava indisponível a pelo menos dois anos.

E na terça-feira (24), será a vez da unidade de saúde do bairro Taboão ter enfim, a sua sala de vacinas. O evento “Café com Prosa”, promovido pela equipe do local, terá atividades especiais para as mulheres em celebração ao “Outubro Rosa”, que incentiva o cuidado e atenção com a prevenção ao câncer de mama. O evento começa às 19h na unidade de saúde do Taboão.

A secretária de Saúde, Sueli de Oliveira, comenta que no bairro Taboão, a sala de vacinas é uma grande conquista para a comunidade. “Quem reside naquela região precisava ir para outros locais para atualizar suas vacinas ou até mesmo em campanhas. Agora que tudo foi adequado da maneira que é exigida pelas normas de vigilância, podemos enfim oferecer este serviço para a comunidade”, observa a secretária.

Concluídas as entregas, a Secretaria de Saúde passa a pedir o licenciamento da sala, através da Gerência Regional de Saúde, órgão vinculado ao Estado. Esta autorização de funcionamento costuma ser breve, podendo ser feita em até uma semana após a abertura dos espaços.