Cidade

 

Nesta segunda-feira (29), no Centro de Atendimento à Mulher (CAM) de Rio do Sul foram realizados os primeiros exames de ultrassonografia com o novo equipamento adquirido pela Secretaria de Saúde. O aparelho custou R$ 82.300,00 e foi adquirido com recursos da SMS e de emenda parlamentar. A expectativa é aumentar de 600 para pelo menos 800 atendimentos ao mês com o novo equipamento.

O município possui uma máquina em funcionamento no CAM com atendimento de 200 pacientes por mês e também terceiriza mais 400 exames no Hospital Samária. Com o novo equipamento, o número de procedimentos contratados deve ser reduzido na medida em que o equipamento estiver em operação.

A secretaria de Saúde Sueli de Oliveira, afirma que o equipamento vem em boa hora já que o utilizando anteriormente não tinha capacidade de realizar alguns tipos de procedimentos como do aparelho urinário, abdômen total, mulheres com mais de cinco meses de gestação ou pessoas obesas. “Assim não precisaremos mais terceirizar este tipo de procedimento. Faremos diretamente no CAM, ajudando a reduzir a demanda do município, que é ainda é grande”, revela Sueli.

Conforme o vice-prefeito Paulo Cunha, o paciente pode acompanhar o exame através de um painel e o médico pelo equipamento fornecer as informações necessárias. Os dois equipamentos serão operados por equipes diferentes e de forma simultânea, podendo assim aumentar a capacidade de atendimento. “O aparelho mostra a imagem com mais qualidade e precisão, o que possibilita maior segurança para o médico e exatidão no diagnóstico”, disse Cunha.

Lucinéia Zancanario, grávida de sete meses e meio foi a primeira paciente a utilizar o aparelho. “Muito boa essa aquisição de aparelhos modernos e de alta qualidade, antes eu conseguia ver poucas características do meu bebe e agora consegui ver com mais detalhes”, disse Lucinéia.


Traficantes são presos em Ituporanga com posse de drogas sintéticas e maconha

Programação da XXIX Fecol de Agrolândia vem sendo definida

Trânsito na BR-282 será interrompido para retirada de uma carreta tombada

Três homens são presos por tentativa de furto de Kart em Rio do Sul