Alto Vale
Foto: Rafaela Correa

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

A revitalização da Praça Irmã Paulina, em frente ao Hospital Bom Jesus (HBJ), em Ituporanga foi iniciada em abril deste ano e deve ser concluída até dezembro. A instituição aguardava o recurso há quatro anos e o término da obra representa a garantia de acessibilidade aos que utilizam o local. Durante os cinco meses de trabalhos, o acesso a unidade tem sido feito exclusivamente pelo Pronto Socorro.
De acordo com informações repassadas pela assessoria de comunicação do HBJ, neste momento a empresa está trabalhando na construção das passarelas que darão acessibilidade ao prédio e a previsão é que concluam ainda esse ano, com inauguração prevista para 2021.
O projeto da Praça foi iniciado em 2015 e de acordo com a diretora do HBJ Irmã Edelir Stupp, mostrou que era evidente a necessidade de tornar o local mais acessível. “O nosso acesso principal é composto por uma grande escadaria. Isso dificulta o acesso de cadeirantes, gestantes e das pessoas que por ventura cheguem ao hospital debilitadas”, esclarece.
Para poder realizar a obra, um projeto arquitetônico foi desenvolvido de forma gratuita pelas arquitetas Bianca Tenfen e Mariana Lehmkuhl, em 2016. O objetivo era unir acessibilidade e beleza no centro da cidade. No projeto estão incluídas a abertura e proteção de passeios, relocação de acessos, troca de pavimentações, construção de rampas e espaços de estar, além de uma área de embarque e desembarque de passageiros coberta.
A assinatura do convênio, no valor de R$ 473 mil que é fruto de uma emenda parlamentar, foi realizada no final de 2017, mas a liberação do valor por parte da Caixa Econômica Federal, ocorreu somente em 2020, três anos depois. “É uma emenda que chamamos de “emenda carimbada”, ou seja, somente pode ser utilizada para essa finalidade. Caso não sejam cumpridos os prazos, o HBJ, perde o valor e a possibilidade de dar acessibilidade a nossa Praça Irmã Paulina”, explica a diretora do hospital.

HBJ terá heliponto próprio

O Hospital Bom Jesus (HBJ) terá seu heliponto próprio. O local vai servir de base também para todos os órgãos de segurança pública em Ituporanga, como o Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil.
O projeto do heliponto, iniciado há dois anos, está contando com recursos próprios do hospital, com o apoio de empresas e da Administração Municipal para ser concretizado. Todo o trabalho de execução da obra foi organizado pelo coordenador do Samu de Ituporanga Odair Rogério da Silva.
O heliponto localizado na Rua 14 de Fevereiro, próximo à prefeitura de Ituporanga deve trazer mais agilidade e comodidade em caso de translado de pacientes e também no atendimento de ocorrências que necessitem a presença de helicóptero.
No momento a obra está em fase de pintura, ainda será plantada a grama ao redor da extensão concretada para depois colocar a biruta e finalizar os detalhes. A previsão é que o heliponto fique pronto em 15 dias e está sendo planejada uma aterrissagem como forma de inauguração. Embora faltem alguns detalhes, os pousos já estão liberados, se necessário.