Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

O asfalto na Rua Ernesto Feldmann, no bairro Laranjeiras, que foi concluído há poucos dias terá que ser refeito. Isso porque uma fiscalização feita por vereadores constatou diversos problemas e agora a empresa deve executar o serviço novamente sem nenhum prejuízo aos cofres públicos.

O vereador Adilson Bonfanti, do PSD, conta que muitas obras estão acontecendo nesse momento no município e os vereadores tem feito a fiscalização dos trabalhos. “Temos ido fiscalizar constantemente e eu, o Marcão e o pastor Thiago fomos até a Ernesto feldmann porque soubemos que eles haviam terminado, mas chegando lá percebemos que a pavimentação não estava 100%, o asfalto estava se soltando e dando buracos”, disse.

Ele conta que os vereadores conversaram então com a empresa que se prontificou a refazer o serviço que ainda não havia sido pago pela prefeitura. “Ainda não tinha sido pago para eles então como deu esse problema a empresa se dispôs a fazer toda a repavimentação novamente sem ônus para o município, sem nenhum custo”.

O vereador destaca que a Secretaria de Obras já havia alertado a empresa para não executar a pavimentação na primeira semana de agosto quando a região registrou um dos dias mais frios, o que poderia impactar na qualidade do asfalto. “A secretária de Obras conversou com eles, alertou que poderia dar problema e foi o que aconteceu. Eles colocaram o pavimento e ele não homogeneizou devido ao frio e aconteceu isso, retalhou, rachou e está soltando”, comenta.

Legislar e fiscalizar

Como o trabalho do vereador é legislar e fiscalizar, Bonfanti ressalta que tem procurado fazer o melhor possível e que nessa legislatura a Câmara está colocando em prática uma lei que não era cumprida onde um vereador é designado para fiscalizar cada obra, principalmente as que vão custar mais de R$ 1,5 milhão.

“Eu sou presidente da Comissão de Finanças e temos indicado vereadores para fazer essa fiscalização. Não que os outros também não possam fazer, mas esse designado precisa ir lá, ver se está tudo em dia, se os pagamentos estão em dia, se o prazo está dentro do cronograma e é muito importante essa fiscalização porque se trata do dinheiro público que precisa ser bem investido”, completa.

Ele esclarece que todas as obras também têm fiscais da própria prefeitura, mas os vereadores tem feito esse trabalho complementar, o que traz resultados ainda mais positivos em relação às obras que são executadas.