Cidade
Foto Divulgação

Cláudia Pletsch/DAV

Um antigo anseio dos moradores dos bairros Bremer e Navegantes, em Rio do Sul deve ser atendido nos próximos dias, isso porque as obras para a construção da ponte no acesso leste que faz ligação entre esses bairros estão previstas para começar já no início do mês de novembro. Nesta terça-feira (27) às 10h acontece a assinatura da licitação no gabinete do prefeito, ela marca o prazo legal de cinco dias úteis para que a empresa inicie a obra.

A construção que tinha o projeto inicial no valor de R$ 12,5 milhões, acabou sendo licitada por R$ 10.191.499,63. Segundo informações repassadas pela Administração Municipal, o recurso já está assegurado por se tratar de um financiamento da prefeitura com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A empresa vencedora foi a Itauba, de Curitiba (PR).

A construção terá 190 metros de comprimento por 13 de largura com duas pistas para veículos, uma área para pedestres e outra para ciclistas. Após a assinatura, a empresa terá em torno de 365 dias de trabalho corrido para realizar a obra.

Ainda de acordo com a Administração Municipal, o valor restante do barateamento da licitação deverá servir para as obras de pavimentação da Estrada Geral do bairro Navegantes e a construção de um trevo de acesso. O projeto de pavimentação do trevo ainda está em andamento e as obras devem começar em momentos diferentes, mas poderão ser concluídas juntas, já que a pavimentação deve ser realizada de forma mais rápida.
O objetivo da obra é otimizar o acesso ao município como uma alternativa para aliviar o tráfego pela Rua Governador Ivo Silveira. Ela também deve provocar a expansão da cidade para suas extremidades.