Cidade
Foto: Arquivo/DAV

As obras de iluminação e balizamento noturno do Aeroporto Helmuth Baumgarten, em Lontras, estão concluídas. O espaço estará apto para utilização assim que feita a homologação da operação de balizamento, liberação que é feita pela Agência Nacional de Aviação (Anac) e pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta). Os dois órgãos serão responsáveis pelo monitoramento e cumprimento das normas de segurança de aviação aérea.

Cerca de R$ 1,4 milhão foi investido no espaço pela prefeitura de Rio do Sul, desde a elaboração dos projetos, até a execução, que recebeu luzes de led na pista para balizamento noturno, além de um farol rotativo.

O investimento vai possibilitar pousos e decolagens noturnos e transporte de pacientes ou de órgãos. A estrutura também está mais moderna, permitindo que pilotos possam fazer o acionamento das luzes de led através das próprias aeronaves.

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, avalia que os investimentos no local são estratégicos para o desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, que terá outra opção de transporte, mais eficiente e segura. “Estamos saindo do discurso e buscando alternativas. Agora muitas empresas vão poder receber fornecedores e estabelecer relações de negócios, sem depender a vida toda da duplicação da BR-470. Tem o fator vidas e saúde também, já temos dados que apontam o aumento do número de transporte de pacientes e órgãos”, comentou.