Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

A recepção geral do Hospital Bom Jesus, em Ituporanga (HBJ) voltou a funcionar nesta quarta-feira (2). As obras de revitalização da Praça Irmã Paulina iniciaram em abril do ano passado e por isso, o atendimento estava suspenso em uma das entradas. A inauguração está prevista para o dia 14 de fevereiro, com uma programação alusiva aos 85 anos de fundação do Hospital e aniversário de 72 anos do município. O evento deve contar com a presença do governador de Santa Catarina e demais autoridades.

De acordo com a diretora do HBJ, Edelir Stupp, a nova estrutura oferece mais acessibilidade ao hospital. Agora, são dois acessos, pela escadaria que foi mantida ou pela rampa que foi construída na lateral. Além disso, os pacientes terão mais conforto, sobretudo em dias chuvosos. “A saída do hospital é totalmente coberta, então é uma novidade e penso que a população vai gostar das novas mudanças que vêm para somar em benefício para a comunidade porque muitas pessoas saíam de alta e não havia cobertura para acessar o veículo. Ficou muito bom. A comunidade vai agradecer as mudanças que foram realizadas”, opina.

Apesar de já estar sendo utilizada, a nova estrutura será inaugurada no dia 14 de fevereiro, data em que o município de Ituporanga completa 72 anos de emancipação política. Para a data já foi anunciada uma programação. “Nós optamos por esse momento, unimos o dia do município com o início das atividades do Hospital Bom Jesus pela Congregação das Irmãs Franciscanas e nós vamos fazer um evento em conjunto. Então desde a manhã do dia 14, que será um domingo, haverá uma caminhada, a partir das 8h, haverá sessão solene na Câmara de Vereadores e às 10 horas está prevista em frente ao hospital, a inauguração e as surpresas para a comunidade que serão reveladas nesse dia”, explica a diretora do hospital.

A obra foi idealizada há alguns anos e para ser realizada foi assinado em 2017 um convênio de R$ 473 mil. “O que nós anunciamos também é que na inauguração da praça teremos a presença do governador e autoridades, como deputado Peninha que fez o intermédio junto a Brasília para que pudéssemos tornar realidade o projeto apresentado nos 80 anos de serviços do Hospital Bom Jesus na região”, conta.

Programação de inauguração

A solenidade de inauguração será realizada no dia 14 deste mês, com início às 8 horas na 5ª Caminhada e Corrida pela Vida, organizada pela Light Academia e com largada e ponto de chegada em frente ao Hospital. A ação tem como objetivo arrecadar alimentos não perecíveis ao HBJ. No mesmo horário haverá também uma sessão solene na Câmara de Vereadores, que fará alusão aos 85 anos de fundação do HBJ e aos 72 anos de emancipação política de Ituporanga. Para às 10 horas está previsto o ato de inauguração da revitalização da Praça. O evento deve receber o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, e outras autoridades. De acordo com a instituição todas as medidas de prevenção à covid-19 serão seguidas.

A obra

O projeto de revitalização da Praça foi iniciado em 2015, e teve como incentivador o vereador Leandro Heizen, que desenvolveu em Ituporanga na época, um estudo visando à acessibilidade na cidade. O projeto arquitetônico para que a obra fosse executada foi realizado em 2016 e foi disponibilizado de forma gratuita para o hospital. A assinatura do convênio no valor de R$ 473 mil ocorreu no final de 2017, no entanto a liberação do valor por parte da Caixa Econômica Federal, ocorreu três anos depois, em abril de 2020.O recurso foi destinado pelo deputado federal, Rogério Peninha Mendonça (MDB), por meio de uma emenda parlamentar. A obra foi executada pela empresa Salver.