Alto Vale
Divulgação

 

A estiagem dos últimos dias tem potencializado a falta de pastagem nesta época do ano e o prejuízo pode ser sentido na produção de leite na região. A Cravil registrou uma queda de 25% no leite recebido nos últimos dias.

 

Segundo o gerente operacional da Cooperativa, Moacir Warmling, a situação já tem histórico na região.

“No início de outono normalmente temos a diminuição da oferta de volumoso de pastagem de verão, e por isso, historicamente já ocorre uma redução na produção de leite. Este ano, a estiagem que assola todo o Sul do país intensificou essa diminuição de volumoso, acelerando o fim do ciclo das pastagens de verão e impedindo a implantação das variedades de inverno”, disse.

 

Além desses fatores, o Brasil e o mundo vivem um momento delicado com a pandemia do coronavírus que também tem influenciado o mercado do leite. Neste sentido, segundo Warmling, há dois cenários diferentes, o primeiro deles voltado ao mercado de queijos e derivado que teve o consumo diminuído com o fechamento de bares, restaurantes, lanchonetes e pizzarias, por exemplo. E o aumento do consumo do leite UHT, de certa forma, impulsionado pelo isolamento social.

 

De acordo com o gerente operacional há uma tendência natural e histórica de aumento no preço do leite nesta época, contudo neste momento há também incertezas.

“Vamos ter que aguardar a questão da economia, como ela irá se comportar neste cenário de pandemia, contudo, seguindo a tendência histórica, devemos ter um aumento do preço do leite nos próximos meses”, finalizou.

 

Preço do leite

 

Produtores e analistas esperavam que o preço do leite tivesse uma queda devido a pandemia do coronavírus. No entanto, o que começou como uma estimativa de impacto de 6% tornou-se rapidamente uma perspectiva muito mais sombria.

 

Os mercados diminuem quase todos os dias, à medida que o impacto do vírus continua sendo sentido na economia e na cadeia de suprimentos. Os supermercados lutam para manter o leite na prateleira. As pessoas comem mais em casa do que nos restaurantes. As empresas de logística enfrentam desafios especiais. A escassez de contêineres provavelmente prejudicará as exportações. E estados inteiros fecharam as escolas por várias semanas, o que sem dúvida afetará o consumo de leite nas escolas.

 

No geral, os analistas concordam que os preços do leite podem cair 20%, o que colocaria o país na faixa dos preços de 2008.