Educação
Foto vencedora da edição 2019

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

O tradicional concurso Oratória nas Escolas, organizado Junior Chamber International (JCI) de Rio do Sul terá adaptações por causa da pandemia, mas está mantido para este ano. A competição será feita com etapas virtuais e a grande final será transmitida ao vivo no dia 29 de outubro. O tema da vez será “Como educar para criar empreendedores” e a expectativa é que até 40 escolas de toda a região participem.
O presidente da JCI de Rio do Sul, Jaison Marchese, explica que a primeira etapa foi a de contato da Comissão Organizadora com as escolas e que agora as instituições interessadas em participar têm até o dia 22 de setembro para fazer sua inscrição. Depois disso, até o dia 30, será o período de orientações e produção dos vídeos pelos alunos.
De acordo com Jaison o tema deste ano é muito importante e precisa ser trabalhado desde cedo pelos estudantes, já que o empreendedorismo é fundamental em qualquer área, inclusive para o protagonismo nas comunidades onde os alunos estão inseridos. “Queremos realmente despertar o empreendedorismo nas crianças. Com essa pandemia é ainda mais importante se reinventar e empreender, buscar soluções para problemas do cotidiano”, comenta.
Ele explica ainda que a seleção interna nas escolas, para escolha dos representantes, ocorre de 1º até 14 de outubro e até o dia 16 as unidades devem enviar o vídeo do seu finalista e representante para a JCI. “Assim como todos os setores, também adaptamos o concurso para que ele fosse realizado e as eliminatórias serão feitas de forma virtual. Apenas a final será presencial”, ressalta.
De 19 a 22 de outubro os jurados vão analisar os vídeos em chaves previamente sorteadas e a divulgação dos cinco semifinalistas ocorre no dia 23 de outubro. A final ocorre presencialmente no dia 29 de outubro com público restrito, mas também vai ser transmitida ao vivo pela internet. “Faremos a divulgação da final por uma live, que é uma coisa que acreditamos que vá permanecer mesmo após a pandemia”, conclui.

O concurso

O projeto visa o desenvolvimento de alunos do 8º e 9º ano através da oratória, perdendo o medo de falar em público e apresentando temas de importância, conscientizando esses jovens sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e contribuindo com a comunidade local.
O concurso é dividido em quatro fases: a escolar, municipal, regional e nacional. O campeão de cada fase tem a oportunidade de participar de um Concurso Nacional junto com outros campeões de outras cidades em que a JCI está presente.