Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Para marcar a campanha Outubro Rosa, que visa incentivar a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, a Rede Feminina de Ibirama vai doar 100 mamografias. Este ano, em virtude da pandemia, outras ações como panfletagem foram canceladas, mas a causa ganhará mais visibilidade nas redes sociais.

A presidente, Tayana Marchetti Meirelles conta ainda que durante todo o mês, os principais pontos turísticos estarão iluminados com a cor rosa. “Serão iluminados a Casa do Artesanato, o Fórum, a igreja Martin Luther e o Hansahoehe”, disse.

Já em relação aos exames, ela explica que serão custeados pela entidade e realizados em Rio do Sul e que as mulheres interessadas podem procurar a Rede Feminina a partir do dia 6 de outubro, de segunda a quinta-feira das 13h30 às 17h30. “Queremos evitar aglomero e estamos seguindo todos os protocolos de segurança. As mulheres podem procurar a Rede com calma e fazer seu cadastro até o dia 15”, comenta.

Além da doação das mamografias, as voluntárias também terão uma agenda de palestras em empresas respeitando o isolamento e uma limitação do número de funcionários para evitar aglomeração.

Neste ano a divulgação nas redes sociais será intensificada para substituir algumas ações presenciais que foram canceladas pela pandemia. “Em outros anos fazíamos panfletagem na praça e outras ações, mas queremos evitar justamente a reunião de muitas pessoas num mesmo local mesmo que num espaço aberto para proteger as mulheres e nossas voluntárias, então estamos apostando muito na divulgação pelas redes sociais para conseguir repassar a mensagem de que todas as mulheres precisam se prevenir e que a prevenção e detecção precoce do câncer salva vidas”, completa.