Alto Vale
Foto: Divulgação

No final de semana, dias 19 e 20, 36 pacientes de Ituporanga participaram do mutirão de cirurgias de catarata realizado no Hospital Annegret Neitzke em Pouso Redondo. Eles foram encaminhados pela Secretaria de Saúde e receberam transporte gratuito da Administração Municipal.

A secretária de Saúde de Ituporanga, Aline de Abreu Postais, comenta que a unidade já possui um longo histórico na realização desse tipo de cirurgia e o mutirão é realizado duas vezes por ano, o que tem contribuído para zerar a fila de espera por esse procedimento. “Antes dos mutirões os pacientes precisavam aguardar um tempo muito maior para fazer a cirurgia gratuita e agora conseguimos dar mais agilidade porque o mutirão é feito duas vezes por ano. Hoje, em Ituporanga, não temos mais ninguém aguardando”, disse.

Ela explica ainda que os pacientes passam pela cirurgia e são liberados para voltar para casa no mesmo dia seguindo os cuidados recomendados pelo médico.

As cirurgias não têm custo para as pessoas ou o município, pois são custeadas exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço é realizado de forma terceirizada por uma empresa que presta serviços ao Hospital desde 2018. Em quatro anos, de 2018 a 2021, o Hospital Annegret Neitzke, já realizou quase cinco mil cirurgias oftalmológicas de pessoas de toda a região.