Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Em Vitor Meireles uma parceria vai garantir a instalação de câmeras de segurança por toda a cidade. A prefeitura e a Câmara de Vereadores fizeram a aquisição, e a manutenção dos equipamentos será responsabilidade dos moradores. O monitoramento, feito exclusivamente pela Polícia Militar, deve ajudar na prevenção de crimes.

Ao todo são 11 câmeras de segurança que já estão sendo instaladas em pontos estratégicos da cidade como a entrada do município, acesso a comunidades do interior e no Centro. A instalação começou na semana passada e deve ser concluída ainda nesta semana.

De acordo com o prefeito, Bento Francisco Silvy, o objetivo é garantir mais segurança para toda a comunidade. “É uma parceria entre a prefeitura, a Câmara de Vereadores, a Polícia Militar e o comércio, juntos resolvemos fazer esse monitoramento com cerca de 11 câmeras. Os recursos são do Executivo e da Câmara de Vereadores, a manutenção será da comunidade do local onde o equipamento foi instalado”.

O secretário de Esporte, Cultura e Turismo, Darci Moreira, conta que o investimento na compra foi de R$ 8 mil e a prefeitura ainda vai arcar com a manutenção, já que resta apenas um mês para encerrar o ano, mas em 2021 eles contarão com a parceria dos moradores. “A manutenção de cada uma das câmeras vai custar R$ 45,00 por mês para o armazenamento em nuvem, então é um valor bem acessível e que trará um grande benefício. Lembrando que essas imagens serão de uso exclusivo da Polícia Militar”, explica.

Projetos para o futuro

No futuro a intenção é instalar ainda mais câmeras pela cidade e também os chamados OCR’s – Optical Character Recognition, que são equipamentos leitores de placas para monitorar os veículos que passam pelo município. “Mas antes a gente não tinha nenhum câmera então já é uma grande conquista esses equipamentos”, completa Darci.