Cidade
Foto: Divulgação

Com o Alto Vale classificado na cor amarela no Mapa de Risco de Santa Catarina, as expedições do Partiu Alto Vale serão retomadas. A próxima edição acontece no dia 15 de agosto e vai levar a comunidade para conhecer o Três Picos na Serra Taboão em Rio do Sul.

Para participar é necessário fazer a inscrição até o dia 13 de agosto e ela pode ser realizada de duas formas. Pelo site o custo é de R$ 55,00 e por PIX R$ 50,00. Nesse formato é necessário enviar o comprovante, nome completo e CPF dos inscritos.

A inscrição inclui guias, fotos digitais e kit básico de sobrevivência, mas a recomendação da organização é que os participantes levem lanche e água para consumir durante a expedição. A organização do evento garante também que mesmo sendo uma caminhada ao ar livre os protocolos de segurança, com distanciamento e higienização serão mantidos.

A expedição

Mais do que conhecer o Três Picos, que já é um atrativo da natureza moldado pelo homem, a expedição vai levar os participantes a conhecer os seus confins e enxergá-lo por outro ângulo. A caminhada de dois quilômetros inicia na estrada que dá acesso ao atrativo. Uma vez lá no alto o grupo poderá aproveitar para curtir a belíssima paisagem e visitar uma caverna.

Depois a caminhada continua em direção a outros dois mirantes de onde é possível enxergar a cadeia de montanhas de Presidente Nereu e os Três Picos. A trilha, em meio a reflorestamento e mata nativa, é aberta e de fácil acesso, com alguns pontos molhados e pouca variação na altimetria. A parada para o lanche será no mirante de um segundo pico desconhecido e o retorno será pelo mesmo caminho. Ao todo serão 13,9 km.