Alto Vale
Foto: Apiúna em Fotos

Depois de sete meses de isolamento social algumas atrações começaram a ser liberadas na região, fornecendo alívio para os trabalhadores que dependem desses serviços para sobreviver. Em Apiúna a retomada dos tradicionais passeios com a Maria Fumaça promete trazer um pouco de alegria com segurança para moradores inclusive do Alto Vale.

A secretária administrativa da Estrada de Ferro Santa Catarina, Priscila Jesani Santos, explica que depois de sete meses sem atrações com a Maria Fumaça, na última semana foi concedida a liberação para o retorno das atividades, ela diz ainda que normas rigorosas de higiene e segurança estarão sendo seguidas para garantir o conforto e a saúde dos passageiros. “Estamos seguindo todos os protocolos de higiene, conforme o Ministério de saúde solicitou. Teremos também o cumprimento do distanciamento social, tanto dentro como fora dos vagões, uso obrigatório de máscaras e pessoas com síndrome gripal ou com temperatura acima de 37,5º não poderão fazer o passeio”, explica.

A máquina a vapor que foi fabricada nos Estados Unidos em maio de 1920, é um museu vivo com vagões de madeira originais produzidos no início do século XX. Durante o passeio o visitante conhece as montanhas da encosta da serra do mar, com a visão do rio Itajaí-Açú. A Maria Fumaça passa por um trecho de mata atlântica em recuperação, com as antigas estruturas transpostas pelo trem e pelo trajeto da ferrovia que exigiu, no passado, e perseverança por parte dos engenheiros ferroviários. E por falar em obras de engenharia, o passeio termina na hidrelétrica Salto Pilão, uma das poucas hidrelétricas subterrâneas do Brasil, cujo pátio o trem transpõe com ampla visão do rio Itajaí- Açú, do canal extravasor e do túnel de acesso da usina.

O trajeto total do passeio é de 5 quilômetros ida e volta, e a duração do passeio é de aproximadamente 45 minutos com acompanhamento de chefes de trem que contam histórias da ferrovia, do funcionamento da locomotiva à vapor e fornecem informações culturais acerca da região percorrida pelo trem.

Os próximos passeios serão nos dias 17 e 18 de outubro e as reservas podem ser feitas através do whatsapp (47) 9.8894-5517.