Alto Vale
Foto: Marllon Zannis

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

Todos os anos, no feriado do dia 12 de outubro, conhecido como Dia de Nossa Senhora Aparecida e também como Dia das Crianças, pessoas de várias cidades saem em busca do turismo religioso. No Alto Vale existem grutas e santuários que são destinos de muitos peregrinos, mas este ano, quem for viajar deve se informar para ter certeza de que o ponto turístico estará aberto à visitação.

Segundo a assessora de turismo da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), Fabiana Dickmann, a região possui vários destinos religiosos que atraem romarias. Além desses locais, ela ressalta que há também igrejas de comunidades do interior que são bastante representativas. Questionada sobre as medidas regionais em relação à abertura ou fechamento dos pontos turísticos, ela afirma que as restrições ou não dependem dos municípios. “Fica de acordo com os decretos municipais, então não tem uma resolução regional. Há normativas do Governo do Estado que tem alguns protocolos, mas o fechamento ou abertura dos estabelecimentos locais e parques, dependem de decretos municipais”, justifica.

Em razão da pandemia, os fieis precisam estar atentos para protocolos de segurança e proibição de entrada em alguns pontos. É o caso de Ituporanga, que a princípio manterá fechada a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, onde normalmente são feitas as missas que reúnem dezenas de pessoas. Além das missas, o local atrai peregrinos de diversas cidades. De acordo com informações repassadas pela secretaria da Paróquia de Ituporanga, seria difícil realizar celebrações no local este ano, visto que com a quantidade de pessoas, manter o distanciamento recomendado pelas autoridades de Saúde não é possível.

Já em Dona Emma, segundo Ângela Aparecida de Camargo que é chefe de gabinete, a Gruta Nossa Senhora de Fátima ficará aberta. “Geralmente tem missas no dia 12, porque como o espaço é grande o pessoal pode ficar bem distante uns dos outros”, ressalta.
Um dos pontos turísticos religiosos mais conhecidos da região é o Oratório Nossa Senhora das Graças, que fica em Laurentino. Com um histórico marcado pela devoção e fé, o Oratório Nossa Senhora das Graças no alto do monte na Serra do Amuado foi construída a maior imagem da santa no mundo, atingindo quase 25 metros de altura. O local ficará aberto à visitação durante o feriado, mas a administração do município informa que para frequentar é preciso seguir todas as regras de prevenção à covid-19, como o uso de máscara, álcool gel e distanciamento social.
Já em Salete, o Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Salete é um importante centro de manifestação religiosa do Alto Vale do Itajaí. Peregrinos de todas as idades e de diferentes lugares depositam sua confiança na santa. A assessoria de comunicação do município informou que o portão abre às 6h e fecha às 18h.

Para os que buscam natureza, em Chapadão do Lageado, com mais de mil metros de trilha há o Morro da Santa, na comunidade de Alto Rio Saltinho a apenas oito quilômetros do centro. É intensamente visitado no dia 12 de outubro, por pessoas de várias cidades que vão até o local para seguir em romaria até o topo da montanha onde fica a imagem de Nossa Senhora Aparecida, para pedir ou agradecer por graças recebidas.
Seguindo a linha natureza, em Rio do Oeste, formada em uma grande pedra de granito, está a conhecida Gruta do Tigre. Nos outros anos eram realizadas procissões, mas em função da pandemia, este ano não haverá nenhuma celebração no local, porém a visitação ficará liberada.