Alto Vale

A Secretaria de Assistência Social e o Sesc iniciaram em Petrolândia no ano passado o projeto intitulado Crescer Cidadão. Entre os principais objetivos está estimular entre os participantes a educação, o desenvolvimento das relações interpessoais, a descoberta de potenciais e o exercício da cidadania.

O público alvo no município foi um grupo de adolescentes ligados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mantido pelo CRAS.  “A proposta foi trabalhar com eles as principais políticas ligadas à Assistência Social, mas envolvendo também atividades relacionadas à saúde e à educação”, explica a secretária Ana Carolina Capistrano.

Para encerrar, foi proposta a prática de uma ação que pudesse envolver também a comunidade. Pensando nisso, o grupo resolveu criar a “casinha da leitura”, que foram fixadas nas duas praças da cidade. “Nessas casinhas há livros, revistas e jornais. E a ação funciona assim: interessados podem pegar um desses materiais, levar pra casa, fazer a leitura e devolver. Quem pretende fazer doações de livros, por exemplo, também pode participar”, orienta Ana.

A ideia é facilitar para a população de Petrolândia o acesso aos livros e, consequentemente, estimular a prática da leitura.