Alto Vale
Foto: Arquivo/Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Três unidades educacionais de Petrolândia tiveram as aulas presenciais suspensas por contaminações pela covid. As instituições onde houve casos confirmados, seja de alunos ou professores são dos Centros de Educação Infantil Cantinho de Luz, Pingo de Gente e Criança Esperança. O período de suspensão vai de 7 a 14 dias dependendo da situação.

Como a secretária de Educação do município também está afastada por ter positivado para covid, quem está respondendo pelo setor é a coordenadora de Educação do município, Solange Schappo. Ela afirma que só nesta semana foram confirmados cinco casos nas escolas e todas as medidas estão sendo tomadas para preservar a segurança dos servidores e também dos alunos e familiares. “Ao todo tivemos quatro casos positivados de funcionários e um de aluno. Até tivemos uma conversa com os servidores porque todo mundo fica meio assustado, mas pedimos calma porque todas as medidas estão sendo tomadas de acordo com a lei. Tanto a Educação, Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde estão unidos para que todos fiquem em observação”, garantiu.

Para evitar a contaminação, ela esclarece que as unidades que tem um espaço geral que é usado por todas as turmas, a escola é fechada sete dias para sanitização e para observar se não há outras pessoas com sintomas. “Já as turmas que tiveram infectados, sejam alunos ou professores, têm as aulas presenciais suspensas por 14 dias”, completou.

O caso mais grave é no CEI Criança Esperança, no Rio Antinha, onde três funcionários tiveram a infecção por coronavírus confirmada. “Nessa instituição ontem de manhã devolvemos os alunos para casa e notificamos todos os pais para que eles fiquem atentos caso as crianças apresentem algum sintoma”.

Aumento de casos nos últimos dias

Solange lembra que os números de contaminação por covid haviam baixado no município, porém nos últimos dias voltaram a subir como vem ocorrendo em muitas cidades e ela faz um alerta. “Aqui estamos em período eleitoral novamente e também o povo relaxou um pouco porque acham que muitos já estão imunizados pela vacina”.

Aulas suspensas em Laurentino

Em Laurentino na Escola de Educação Básica Tereza Cristina as aulas também foram suspensas por tempo indeterminado depois que cinco servidoras testaram positivo para covid, entre elas a orientadora de convivência, uma professora, a diretora e duas assessoras de direção. A unidade passará por uma nova sanitização em todo o ambiente escolar. A data do retorno será divulgada nos próximos dias e alunos e professores permanecerão com atendimento remoto.