Cidade
Projeto Pico da Bandeira/ imagem ilustrativa

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Em breve um dos pontos com uma das vistas mais bonitas de Rio do Sul deve passar a receber mais visitantes. O Pico da Bandeira vai ganhar melhorias na infraestrutura e no local será construído um mirante. Já a estrada de acesso também será pavimentada facilitando a chegada.

Os recursos para a pavimentação da Rua Humaitá foram conseguidos pela vice-prefeita Karla Fernanda Bastos Miguel diretamente com o governador Carlos Moisés e devem ser liberados nos próximos dias. A pavimentação contempla um trecho de cerca de três quilômetros que segue até quase o Pico da Bandeira. Nesse trecho, uma parte do trajeto de 1,5 quilômetros terá contenção, drenagem e outras melhorias necessárias.

Karla ressalta que o investimento na obra será de R$ 3,5 milhões através de convênio com o Estado. Nesse momento a prefeitura está em fase de projeto para assinatura do convênio que vai favorecer o desenvolvimento do turismo e melhorar a vida dos moradores daquela região. “Antes mesmo de assumir como vice-prefeita já consegui a reunião com o governador e nessa audiência ele assegurou os recursos, então estamos aguardando apenas a assinatura do convênio. Vejo que hoje precisamos de locais turísticos, que as pessoas possam ir até lá e admirar a cidade, com condições de segurança e acessibilidade”, afirma.

Ela comenta ainda que o local tem um grande potencial já que o Pico já recebe turistas mesmo sem nenhuma infraestrutura atualmente. “Lá as pessoas podem ver de um outro nível, com um outro olhar, não só do bairro Boa Vista, mas toda a nossa cidade e vai impulsionar o nosso turismo, especialmente nesse momento de pandemia em que a comunidade busca estar mais perto da natureza”, completa.

Para a vice-prefeita a pavimentação do acesso também é uma grande conquista. “É um trecho bastante extenso e que não é nada barato, mas que vai beneficiar muito porque vai trazer muito mais segurança e nossa expectativa é que a obra inicie o quanto antes . É uma conquista de todos os rio-sulenses”.

Já o mirante está sendo projetado pela prefeitura de Rio do Sul. Em 2014 um projeto já havia sido elaborado, mas como nunca foi executado terá que ser refeito e atualizado observando as legislações atualizadas. A intenção da prefeitura é criar um espaço de convivência com bancos para que os visitantes possam aproveitar a vista. Os recursos ainda estão sendo captados junto ao Ministério do Turismo e caso não sejam liberados pelo Governo Federal a obra será executada com recursos próprios do município.