Esporte
Foto: Divulgação

A Copa América de Downhill 4X, acontece em São Roque, no interior de São Paulo nesse domingo (21). A competição que terá três pilotos de Ibirama e dois de Rio do Sul será transmitida ao vivo a partir das 9h, no Esporte Espetacular.
O Downhill é uma espécie de ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um percurso predeterminado. A equipe que integra a Comissão Municipal de Esportes (CME) de Ibirama é formada por dois ex-campeões da competição, Lucas Borba, o Lukinha, que levou a melhor em 2014 e Bruna Ulrich, que subiu no lugar mais alto do pódio em 2018. A pequena notável, Ana Xavier, completa a equipe, participando pela terceira vez da descida no Sky Mountain Park. “Apesar de estarmos sem competir por causa da pandemia, consegui manter os treinos e a expectativa é melhor do que no ano anterior, quando fiquei em 4º lugar. Competir ao lado de mulheres incríveis no esporte e medalhistas é um desafio muito grande e ao mesmo tempo, sei que sou capaz. Vamos forte para conseguir um pódio”, comentou Ana.
Bruna Ulrich, que também já foi Rainha da Escada de Santos, uma das principais competições do Downhill internacional, está ansiosa pela disputa, principalmente devido a paralisação dos eventos esportivos no ano passado. “Estou bem feliz de poder participar mais um ano deste evento incrível. Esta prova é sempre empolgante, já que é a primeira do ano e é uma modalidade totalmente a parte do que estamos acostumados a competir”, destacou.

Lukinha tem como objetivo repetir o resultado de 2014 e pra isso vai manter o foco e concentração neste primeiro desafio de 2021. “O FourCross sempre é uma competição alucinante. Imprevistos e toques durante as baterias são comuns e todos estão ali pra valer, assim como eu, que darei o meu melhor”, afirmou.

Outro ibiramense que estará na pista é Nataniel Giacomozzi, que diferente de Ana Xavier, está no grupo dos dinossauros da Copa América de Downhill 4X, pois compete desde a primeira edição. “Fico feliz de ainda estar entre os melhores atletas do país, competindo de igual para igual. O 4X é uma competição um pouco diferente do que estamos acostumados, pois além de saltos e curvas, o piloto tem a disputa com outros competidores, o que torna a prova ainda mais emocionante”, comemorou.

Rio do Sul também estará na disputa

Os atletas, Beto Jurk e Muriel Lohn da equipe de ciclismo de Rio do Sul da Fundação Municipal de Desportos (FMD) também participarão da competição.
De acordo com Beto Jurk, responsável pela equipe e que participa da prova pelo terceiro ano seguido, toda temporada as disputas ficam mais equilibradas. “Os concorrentes sempre são muito fortes e por ser uma prova eliminatória, um erro pode te deixar fora das fases finais. Eu e o Muriel estamos bem preparados e felizes por voltar a competir num evento oficial, que tem grande repercussão e é muito disputado”, comentou.