Alto Vale, Segurança

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

O 13º Batalhão de Polícia Militar, em Rio do Sul, recebeu nesta semana do Consórcio União a doação de um drone que vai ser utilizado a partir de agora para diversas operações e que pode otimizar o trabalho dos policiais através do uso da tecnologia. O equipamento está sendo incorporado oficialmente ao patrimônio e já poderá ser operado nos próximos dias.

Para o comandante do 13º BPM, Anderson Maia, o momento é de agradecimento já que segundo ele não é uma apenas uma doação, mas sim um investimento na sociedade através da segurança pública. “Esse drone é uma ferramenta de trabalho importante, mais um instrumento para ser utilizado pelos policiais para melhorar o policiamento ostensivo”, disse.

Ele comenta ainda que o drone pode ser utilizado, por exemplo, para sobrevoar uma área de mata na busca por algum fugitivo. “Ele faz o sobrevoo até mesmo antes do policiamento chegar ao local. É um equipamento com grande desenvolvimento tecnológico capaz de captar as imagens em campo aberto e identificar onde está o foragido. Pode ser utilizado também em áreas onde possivelmente suspeitamos que ocorre o tráfico de drogas, pois as imagens dele são muito boas”.

O diretor do Consórcio União, Cláudio Ropelatto, conta que a empresa resolveu fazer a doação para auxiliar o 13° Batalhão e em reconhecimento ao trabalho que a PM realiza no Alto Vale. “Queremos incentivar e apoiar a Polícia no cuidado com a segurança. Esse será mais um instrumento para combater a criminalidade porque sabemos da dificuldade que eles têm e a importância do serviço que fazem. Como empresário entendo que temos que apoiar sempre que podemos”.

O drone do modelo DJI MAVIC AIR 2 tem configurações que permitem o uso pela PM de diversas formas. Além da alta resolução das imagens ele pode alcançar até 12 quilômetros de distância sendo controlado por GPS. “Conversamos com a PM e chegamos a configuração que seria a ideal para eles. O equipamento tem diversos recurso que vão auxiliar muito no trabalho”, finaliza Cláudio.