Alto Vale, polícia
Foto: Divulgação

Cláudia Pletsch/DAV

Nessa sexta-feira (11), o comando da Polícia Militar Rodoviária realizará no 23º Grupo da PMRV, em Taió, o lançamento de uma campanha educativa de trânsito, que tem como objetivo informar aos condutores sobre o porte digital dos documentos veiculares. A campanha deve se estender por 30 dias a partir do lançamento.
O subcomandante do posto 23 do município de Taió, Claudinei Ribeiro de Souza, relata que a campanha surgiu da necessidade de educar os condutores sobre a utilização de forma digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRVL-e), e da Carteira Nacional de Habilitação. Ele explica que durante a campanha os condutores serão abordados no posto para receber orientações e panfletos sobre a forma de obter os documentos no celular, além disso, a escolinha de trânsito infantil também estará aberta para receber as crianças que passarem pelo local. “Hoje em dia existem um monte de facilidades que o usuário da rodovia pode ter para apresentar seu documento em dia, mas o povo não está acostumado com isso então a nossa ideia é mostrar nosso trabalho e orientar pois quanto mais as pessoas andarem certinhas, melhor para nós”, conta.
Ainda segundo o subcomandante, nas abordagens serão feitas também orientações sobre como fazer o licenciamento do veículo, já que segundo ele, muitos condutores não sabem a forma correta de tirar o documento. “Nós trabalhamos com fiscalização por câmeras, então todo veículo que passa com problema de documentação, documento atrasado, registro de furto, todo tipo de restrição é informada no posto, então muitos veículos foram removidos, apreendidos e o pessoal se assustou com isso. O condutor tem costume de ir lá e pagar os débitos do veículo mas não licenciar o documento, então ali para nós aparece que o licenciamento está atrasado, numa fiscalização eletrônica todo mundo vai ser abordado e o pessoal as vezes esquece o documento do licenciamento, então se você tiver os documentos no seu celular fica muito mais fácil, e você até pode regularizar os documentos do carro pelo próprio aplicativo”, finaliza.