Alto Vale

A unidade básica de saúde do bairro Centro alterou a triagem de pacientes com sintomas gripais e respiratórios. A ação se deve a grande demanda da unidade, e o objetivo é prevenir uma possível proliferação do novo coronavírus. A mudança foi realizada pela equipe, após a confirmação do primeiro caso de Covid-19, em Presidente Getúlio, na última quinta-feira, 28.

Agora, quem chega na unidade com febre, coriza, tosse, dor no corpo, dificuldade para respirar, entre outros indicativos gripais, é direcionado para uma sala de atendimento específica de sintomas respiratórios com entrada e saída pelo lado externo da unidade de saúde. Nessa triagem, são verificados os sinais vitais do paciente, que também recebe atendimento médico, orientações de enfermagem e sobre a coleta de teste para Covid-19, se for o caso. “Sabemos que as pessoas podem estranhar em primeiro momento. Mas acreditamos que dessa forma, evitando a aglomeração na recepção, protegemos a população e nossos servidores”, explica coordenadora da unidade Cheila Hoepers. A enfermeira ainda orienta que sempre que possível, o paciente deve ligar na unidade para se informar sobre procedimentos, antes de sair de casa.
As demais unidades básicas de saúde não tiveram alteração na triagem, pois como a demanda ainda está reduzida, é possível manter o distanciamento entre os pacientes e até o isolamento quando necessário.