Alto Vale
Foto: Nelson Junior/ TSE

Déio (PP) e Professor Selmo (PSD) não são mais os pré-candidatos ao Executivo na eleição suplementar em Petrolândia. Essa semana o partido resolveu fazer um pedido de renúncia motivado por supostos problemas na legislação que poderiam gerar impasses. Para não ficarem fora da disputa, os partidos resolveram manter a coligação com Ironi Duarte como pré-candidato a prefeito e Egon Weber com pré-candidato a vice.

De acordo com a advogada Evelyn, essa foi uma decisão difícil, mas necessária a fim de evitar problemas futuros e não oferecer riscos aos eleitores. “Essa última semana que passou foi difícil, depois de algumas reuniões realizadas com os partido PP e PSD juntamente com o Déio e o professor Selmo foi tomada a decisão de que haverá substituição dos candidatos da nossa chapa. Importante falar que a decisão foi tomada justamente por haver um ponto contravertido na lei, a lei era duvidosa”, afirma.

A coligação formada pelo Partido Progressista e PSD venceu as eleições 2020, mas por problemas com a documentação apresentada, Déio e Selmo não puderam assumir. Com isso, o comando do Executivo foi assumido de forma interina por Angela Adriana Krindges da Mota, presidente da Câmara de Vereadores, até realização de nova eleição, em 13 de junho.

A advogada conta que apesar de os advogados do partido estarem convictos da possibilidade do Déio e do Selmo concorrerem novamente ao pleito, essa discussão poderia tomar uma proporção muito grande e levar algum tempo na justiça.

“Para não oferecer risco aos eleitores petrolandenses e também para prevenir futuros impasses, o candidato Déio e professor Selmo decidiram por bem abrir mão das suas candidaturas. Eles não serão mais os candidatos, nós realizamos o pedido de renúncia junto ao processo judicial na Justiça Eleitoral. Posteriormente faremos um pedido de substituição dos candidatos no sistema externo da Justiça Eleitoral. É importante deixar claro que os partidos continuarão na disputa com novos nomes, Ironi Duarte para prefeito e Egon Weber para vice”, ressalta.

Ela ainda comenta que os nomes citados como novos pré-candidatos ao Executivo ainda não são oficiais. “A gente gostaria de esclarecer aos eleitores que em respeito a eles haverá essa substituição porque não queríamos colocar o voto deles em risco. Acredito que te o final da semana a gente tenha esses nomes oficialmente já”, finaliza.