Alto Vale
Foto: Divulgação

 

Luana Abreu

 

Encerra nesta sexta-feira (08) o prazo para que os eleitores de Presidente Nereu façam o cadastramento biométrico. O eleitorado do município é composto por 2.229 pessoas e até o momento, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), apenas 1.515 eleitores, o que representa 67,97% estão com a situação regularizada.

 

Para atender com mais conforto a população, o cartório eleitoral de Rio do Sul montou um espaço no Centro da cidade, ao lado da delegacia da Polícia Militar. Os atendimentos são realizados entre 12h e 19h.

 

Para fazer o cadastramento biométrico, os eleitores devem ter em mãos documento oficial com foto e comprovante de residência. No caso dos homens maiores de 18 anos que vão fazer o primeiro título, também é preciso levar comprovante de alistamento militar.

 

Além de atualizar as informações de sua inscrição no Cadastro Eleitoral, o eleitor também será fotografado e terá as impressões digitais colhidas. Esse material será incluído no banco de dados da Justiça Eleitoral e auxiliará a coibir possíveis fraudes, como uma mesma pessoa possuir diversos títulos simultaneamente ou um eleitor tentar se passar por outro na hora da votação.

 

Quem não atender à convocação no prazo estabelecido pelo TRE, deverá procurar o cartório eleitoral o quanto antes para regularizar sua situação. Caso contrário, poderá ter o título eleitoral cancelado, ficando sujeito a alguns impedimentos, entre eles o de obter passaporte e carteira de identidade ou o de inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública.

 

Agronômica

 

Em Agronômica, o cartório eleitoral de Rio do Sul precisou prorrogar o prazo para que os eleitores façam a biometria. Até o momento, conforme o TRE, apenas 3.233 dos 4.342 eleitores fizeram o cadastramento e atualizaram as informações. O índice equivale a 74,46% do eleitorado.

O cartório da 102ª zona eleitoral também está atendendo no município. Até o dia 6 de dezembro, uma equipe de profissionais estará na prefeitura realizando o procedimento. Quem não fizer a biometria até a data estipulada, terá o título cancelado definitivamente, já que novas prorrogações não estão mais previstas.