Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

O prefeito de Ituporanga, Gervásio Maciel, anunciou nesta semana a confirmação da Festa da Cebola para 2022 e divulgou até mesmo a data em que o evento será realizado: de 10 a 13 de fevereiro. Tradicionalmente realizada em março a festa foi antecipada em virtude da inauguração do Santuário do Louvor.

O anúncio foi feito durante a posse do novo Conselho Deliberativo da Fundação Fexponace e segundo Gervásio a data foi escolhida por coincidir com o dia de Nossa Senhora de Lourdes, celebrado em 11 de fevereiro, e com a inauguração do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes e a Cruz do Louvor, grande complexo turístico religioso de Ituporanga. “Nessa data todo o complexo estará pronto e a festa vem em apoio para dar ênfase a divulgação da inauguração desse grande investimento no turismo religioso e que vai abranger diversas religiões”, disse.

O prefeito comentou ainda que para a próxima festa a organização não deve se preocupar em fazer o maior evento de todos os tempos, nem se ele vai dar lucro. “Claro que não podemos ter prejuízo, mas o que queremos é fazer uma festa boa em nível de Ituporanga, bem organizada. Vamos começar a organização agora em agosto e se Deus quiser até dezembro teremos toda a festa vendida e o nosso parque preparado e com algumas melhorias”.
A administração de Ituporanga garantiu ainda que segue acompanhando a situação da pandemia da região para organizar a Festa da Cebola e a expectativa é de que a situação melhore à medida que a imunização avança. “Estamos apostando que a vacinação vai eliminar a nossa pandemia e poderemos fazer o evento”.

Os novos membros da Fexponace, que são representantes do município e de setores como comércio, indústria e agricultura também já foram nomeados. A Fundação agora tem como presidente Paulo Roberto Ribeiro que também será presidente da Comissão Organizadora da Festa da Cebola 2022.

Ele comenta que a intenção é aproveitar a festa para fortalecer o turismo no município e por isso a prefeitura também deve lançar nesse período roteiros para visitação. “Queremos que o turista venha para a festa, para o santuário e também visite os outros atrativos da cidade”, ressaltou.
Paulo revela ainda que nos próximos dias serão formadas as comissões para definir todos os detalhes e atrativos da festa que contará até mesmo com uma comissão da Saúde, que será responsável por levantar e avaliar dados em relação à covid e regras para a realização de eventos no ano que vem. “Queremos fazer a festa no mesmo tamanho e formato das anteriores, que seja cada vez melhor, mas a partir de agora vamos reunir as comissões e fazer todas as definições”, conclui.