Alto Vale
Foto: Divulgação

Em conversa com o secretário de Estado da Defesa Civil, David Buzarello, nesta quarta-feira , 4, o prefeito de Ituporanga, Gervásio Maciel, cobrou o fechamento urgente das comportas da Barragem Sul para evitar ainda mais prejuízos na região em virtude das chuvas. A estrutura, que não vem sendo operada porque precisa passar por uma manutenção, é um dos principais mecanismos para a contenção de cheias no Alto Vale.

Na conversa o chefe da Defesa Civil se comprometeu a enviar de helicóptero, ainda nesta manhã, técnicos para avaliar se o fechamento das comportas é viável e se comprometeu a dar ao prefeito uma resposta nas próximas horas. Gervásio Maciel também esteve na Barragem Sul nesta manhã.

Situação de atenção na cidade

Na cidade a situação é de atenção, especialmente para as áreas mais baixas. Entre os pontos que preocupam mais a Defesa Civil Municipal estão as proximidades do Rio Gabiroba e Rio Perimbó e áreas próximas ao Rio Itajaí, nos bairros Cerro negro, Vila Nova, Centro e Salto Grande, entre outros.

Por enquanto a cidade registra apenas alagamentos pontuais em algumas ruas mas, mas há opções de desvios. Já o acesso de Aurora a Ituporanga pela SC-350 está comprometido por água na pista.

No município um abrigo foi aberto no Ginásio Henrique Holetz, porém até o momento nenhuma família procurou o local.

Uma reunião nesta manhã também optou-se pela suspensão do transporte escolar, que tem tido dificuldade em chegar a algumas localidades, mas as aulas da Rede Municipal estão mantidas. Nenhuma escola foi afetada com alagamentos ou inundações.