Alto Vale
Foto: Alan Garcia/DAV

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

A reconstrução da ponte na SC-340, que faz a ligação entre Presidente Getúlio e Ibirama ainda não tem data para começar, mas deve iniciar nos próximos dias. Até lá, a população que trafega pelo local precisará ter paciência e o fluxo de veículos pesados segue interrompido. A estrutura foi compro metida pela enxurrada no dia 16 dezembro.

O prefeito de Dona Emma, Nerci Barp, afirma que depois que a obra for iniciada os trabalhos devem ser concluídos rapidamente. “Pelo que falamos com a engenheira, serão provavelmente uns quatro dias de trabalho e aí acham que já poderão liberar uma pista para a volta das cargas pesadas. Na pior das hipóteses no começo da semana que vem”.

Além do problema na SC-340, o prefeito explica que paralelamente à rodovia, também foi concluída uma ponte alternativa na comunidade de Urú Baixo, que beneficiou diretamente os motoristas de Dona Emma. “Fizemos uma ponte provisória de eucalipto em uma parceria com as prefeituras de Presidente Getúlio, Dona Emma e empresas para termos esse acesso. Estávamos passando pela Boa Vista, mas como é muito tráfego, e tráfego pesado, a estrada não comporta todo esse movimento”, disse.

Ele pediu paciência à população na recuperação de tudo que foi danificado e destacou que é preciso fazer tudo dentro da lei e cumprir todas as etapas exigidas no processo. “Não podemos mexer naquela rodovia porque é do Estado e se mexermos temos que assumir a responsabilidade. Tem comunidades que foram mais prejudicadas que nós então temos que ter essa paciência”, completou.

Construção de casa mortuária

Barp falou ainda sobre a construção da casa mortuária do município que deve ser finalizada em breve. “A empresa demorou para iniciar e quando iniciou faltou material, a questão das telhas, mas isso agora está resolvido. A casa mortuária está coberta e na fase de finalização. Acreditamos que em até 60 dias ela seja entregue para a comunidade”, disse.

Novos ônibus

Outra conquista do município foi a renovação da frota de ônibus escolares. Três haviam sido leiloados no ano passado porque estavam exigindo muita manutenção e agora o município conseguiu adquirir e ganhar novos veículos. “Do deputado Peninha ganhamos um no fim do ano passado que não pudemos utilizar ainda. Neste ano recebemos um do Dário Berger e outro do deputado Vicente Caropreso. Além desses, a gente ainda adquiriu um ônibus e uma sprinter para a Educação”, conta.

O maquinário da prefeitura também está sendo renovado. A prefeitura recebeu uma retroescavadeira do deputado Maurício Sckudlark e outros equipamentos que vão ajudar na manutenção das estradas e nos demais serviços.