Alto Vale
Foto: Divulgação

 

Luana Abreu

 

Realizado a cada dez anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prepara para 2020 a realização de um novo censo demográfico que vai traçar um espelho do país. Em 2010, éramos em cerca de 190,7 milhões de brasileiros. Hoje, estima-se que esse número tenha crescido para 202 milhões pessoas. A defasagem no número de habitantes em cada município causa impacto nas contas públicas, já que os repasses de recursos por parte da União e do Governo do Estado são referentes à população de quase dez anos atrás.

 

Witmarsun é um dos municípios do Alto Vale que deverá ter melhora significativa nas contas públicas com o novo censo. A população de 2010 na cidade era de 3.601 habitantes. O prefeito César Panini (PSD) acredita que a população tenha crescido e hoje, sejam aproximadamente quatro mil witmarsumenses. “Nos últimos anos Witmarsum ficou responsável por atender uma parcela da população de Vitor Meireles. Os dados cadastrados no Programa de Saúde da Família (PSF) confirmam esse crescimento”, explica.

 

Para ele, além da melhora de repasses, o principal impacto, caso a população estimada se confirme pelo IBGE,será o aumento de recursos que a prefeitura recebe através do Fundo de Participação dos Municípios, proporcionando mais fôlego nas contas públicas, especialmente na área da saúde, educação e assistência social, setores que mais demandam investimentos.
Em Presidente Getúlio, de acordo com o prefeito Nelson Virtuoso (MDB), a estimativa é de que a população tenha tido um crescimento de quase cinco mil habitantes. “Em 2010, nós tínhamos cerca de 14 mil habitantes e hoje nossa população é de quase 19 mil pessoas”, afirma.

 

Virtuso destacou o crescimento da área industrial e a geração de emprego como um dos principais fatores para um aumento tão significativo da população em um período tão curto de tempo.

 

Em Mirim Doce o prefeito Sergio Luiz Paisan (MDB) também utilizou os dados do PSF para confirmar o aumento da população de 2010 para os dias atuais. Naquela época, o município tinha aproximadamente 2.300 habitantes, hoje ele acredita que esse número esteja próximo de três mil. “O melhor censo que existe é o do PSF. Todos os meses os agentes de saúde passam por todas as casas, visitam todas as famílias. Quando uma pessoa não está mais no município, ele já excluído automaticamente do nosso cadastro”, conta.

 

Assim como em Witmarsun, Paisan afirma que a maior dificuldade da administração é ofertar serviço de qualidade para a população na saúde, educação e assistência social com recursos que são enviados pela União e pelo Estado. “A gente acaba tendo que economizar recursos próprios para conseguir cumprir com os nossos pagamentos”, expõe.

 

Censo 2020

 

Aproximadamente 7,5 mil recenseadores atuarão em Santa Catarina no próximo ano para o levantamento, que é realizado a cada dez anos. As entrevistas com os cidadãos duram aproximadamente 15 minutos e são preferencialmente presenciais. A novidade para o próximo ano é que o IBGE disponibilizará um link para um formulário online, possibilitando a participação pela internet.
Os primeiros resultados do Censo 2020 serão liberados já no fim do próximo ano. Além da contagem populacional, o estudo analisa também aspectos sócio-econômicos das famílias, tais como renda e escolaridade.

 

Alto Vale

 

Em 2010, 269.424 era o número de habitantes que viviam nos 28 municípios do Alto Vale. Atualmente, esse número chega a 295.201 pessoas. Um crescimento de 25.777 habitantes, equivalente a uma cidade do porte de Ituporanga. Os dados constam no site da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).