Alto Vale
Foto: Divulgação

Nessa quinta-feira (06), o prefeito de Taió, Horst Alexandre Purnhagen e o vice-prefeito Emerson Grünfeld estiveram na Prefeitura de Rio do Campo, para conversar sobre a união de forças para cobrar a instalação de uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no Vale Oeste o que agilizaria os serviços de renovação de CNH, biometria e emissão de fotos. A vinda do órgão depende de uma parceria entre todos os seis municípios da microrregião.

Horst e Emerson estiveram na sede do Detran recentemente e perceberam essa real possibilidade de sediar em Taió os serviços do Ciretram. “Quando um morador de Taió, Rio do Campo, Salete, Santa Terezinha, Mirim Doce ou Pouso Redondo precisa renovar a sua carteira nacional de habilitação, precisa se deslocar até Rio do Sul. Em alguns casos, precisa fazer mais de 200km no mesmo dia, perdendo também um dia inteiro de trabalho. Tendo um escritório do Ciretran em Taió, nossa região será amplamente beneficiada. Precisamos unir forças para essa conquista. Ficamos muito felizes com o apoio do prefeito Vidal, e buscaremos também a força dos outros prefeitos da região”, mencionou Horst.

O Ciretran é a Circunscrição Regional de Trânsito e suas delegacias são interligadas com o Detran nos municípios onde está instalada, em todo o interior do estado, tendo a responsabilidade principal de exigir e impor a obediência às leis de trânsito e seu devido cumprimento, representando o Detran nas cidades onde não existe a delegacia desse órgão. Segundo o prefeito de Taió, o departamento tem a intenção de instalar o Ciretran na cidade e caso o local da sede desse órgão não seja a Delegacia de Polícia Civil, será cedida uma sala na prefeitura. “Mas a vinda do órgão depende da parceria entre todos os seis municípios do Vale Oeste”, completo Purnhagen.

Já o prefeito de Rio do Campo, Vidal Balak também destacou como acredita que o Ciretram vai beneficiar a população de toda a região.  “Fico muito satisfeito com essas visitas propositivas. Prontamente assinei o termo de cooperação para trazer o Ciretran para o Vale Oeste, pois isso beneficiará também a população de Rio do Campo” afirmou.

A união de forças não deve parar por aí. Os chefes do executivo das duas cidades também discutiram a ligação do Alto Vale com o Planalto Norte, sonho antigo dos moradores do Vale Oeste e citaram a importância de todos reivindicarem a ligação pelo mesmo trajeto, tendo em vista que existem três possibilidades para a obra. Outro ponto citado no encontro foi a manutenção do “Trecho da Santinha”, que há muitos anos é motivo de reivindicação das autoridades locais. Localizado no km 168 da SC-427, o local recebe recuperação constante da Prefeitura de Rio do Campo, apesar de ser responsabilidade do Governo do Estado.