Alto Vale
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

A Prefeitura de Presidente Getúlio lançou há alguns dias um movimento de conscientização para questões referentes à limpeza e embelezamento da cidade. Através do Projeto Cidade Linda, Gente Feliz, a união entre setor público e privado promoverá ações que vão enfatizar a responsabilidade que cada cidadão tem com o município.

O primeiro enfoque do movimento é para o problema referente ao lixo. Inicialmente, o assunto de destaque é a diferença entre as coletas e a importância da separação e o reflexo da destinação incorreta.

Hoje, de todo o lixo recolhido em Presidente Getúlio, apenas 6,6% vai para o caminhão da coleta seletiva. Porém, estima-se que muito mais lixo reciclável é produzido no município.

O prefeito, Nelson Virtuoso, ressalta a relevância do assunto e a seriedade com que ele deve ser tratado. “Vivemos em uma cidade linda, mas a questão do lixo é algo que merece mais atenção. Sabemos que isso também tem a ver com saúde pública, por isso, a responsabilidade é de todos”, enfatiza.

Na sequência ao lançamento do movimento, outra grande ação é a mudança na coleta do lixo. Hoje, o itinerário, que é o mesmo há mais de dez anos, encontra-se desatualizado e dificulta a visualização na planilha disponibilizada aos contribuintes.

Por isso, uma equipe do Saate realizou um estudo para melhorar a forma de atender aos cidadãos e facilitar o entendimento. A nova tabela, entra em vigor no dia 01 de fevereiro e está organizada por bairros e não mais por ruas.

A campanha envolve associações, organizações não governamentais e também empresas do município.