Cidade

Atendendo a uma solicitação da associação de moradores, a Secretaria de Obras e Agricultura de Rio do Sul iniciou o desassoreamento do Ribeirão Canoas, que fica no bairro Fundo Canoas. O Departamento de Meio Ambiente da prefeitura deu apoio ao ato, elaborando projetos necessários para a execução, aprovados através de Certidão de Conformidade Ambiental.

O trecho a ser desassoreado é de pouco mais de 900 metros, com início a partir da região da rua Francisco Ferrari e término no beco Augusto Sofka. Essa ação compreende a remoção dos sedimentos e conformação e plantio de vegetação nas margens do ribeirão.

A execução dos serviços começou na semana passada, devendo ter continuidade durante todo o mês de agosto. Até o momento, além da limpeza do material comum em ribeirões, foram encontrados pneus, móveis e eletrodomésticos.

Segundo o Departamento de Meio Ambiente, o desassoreamento mecanizado do Ribeirão Canoas, juntamente à conscientização da população é um importante instrumento no controle de cheias para aquela região. E a secretária de Obras e Agricultura, Adriana Iuncek Ramos, a colaboração da comunidade para a preservação do ribeirão é fundamental para a preservação do local. Ela observa que é importante a compreensão da comunidade no local durante a execução, já que haverá grande movimentação de máquinas e trabalhadores.