Cidade
Foto: Divulgação

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, recebeu na quinta-feira (23) o Prêmio Inovação 2017, durante o 5º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, realizado em São José dos Pinhais (PR). O portal da Defesa Civil de Rio do Sul, criado neste ano pela Prefeitura, venceu a categoria Gestão Pública. O prêmio foi entregue pelo diretor e fundador da Rede Cidade Digital, José Marinho.

Acompanhado do secretário de Gestão de Governo, Cristian Stassun, do diretor técnico de gestão e inovação, Odair da Rosa, e do analista de TI, Almir Bolduan, o prefeito reconheceu a ótima funcionalidade do portal da Defesa Civil como instrumento de comunicação para a população em situações de desastres naturais.

Durante a enchente entre maio e junho deste ano, logo após o portal ter sido lançado, o número de acessos superou a casa dos três milhões em 10 dias. Até novembro, já são 3,4 milhões de acessos ao site.

“A ideia de criar um ambiente de melhor compreensão das informações da Defesa Civil, atualizado em tempo real, mostrou-se um grande sucesso. Reconheço que foi uma ferramenta importantíssima para nosso processo de informar a população sobre a situação vivida na enchente e até mesmo para organização de nosso trabalho. Nossa equipe está de parabéns”, ressaltou o prefeito ao receber o prêmio.

Em agosto, o portal já havia vencido o Prêmio de Inovação, categoria Gestão Pública, oferecido pelo Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs).

O Projeto Inovador 2017 tem o objetivo de valorizar gestores inovadores que buscam técnicas ou ferramentas que ainda não eram utilizadas e que gerem resultados positivos para a gestão pública e a vida dos cidadãos. O Portal da Defesa Civil, por exemplo, foi lançado em junho deste ano e em apenas 10 dias alcançou a marca de três milhões de acessos, já que reúne, de maneira simples e prática, informações de utilidade pública no período de enchente.