Cidade
Foto: Divulgação

Foi reiniciada a obra de construção de um muro de contenção na rua Ruy Barbosa, em Rio do Sul, no trecho que havia deslizado durante o período de asfaltamento da via, no Sumaré.

O muro terá 70 metros de comprimento e 10 metros de altura e é feito de pedras. Sua fundação é construída próxima ao rio Itajaí do Sul, que inclusive teve um trecho limpo. A arrumação de pedras terá em torno de 20 metros de largura no topo, possibilitando a adaptação de recuo na pista para os veículos que trafegam no sentido do bairro Sumaré em direção a área central de Rio do Sul.

A prefeitura contratou empresa terceirizada para a realização do serviço e o orçamento é estimado em R$ 100 mil, tanto para a mão de obra como materiais. Inicialmente, havia a intenção que operários da Secretaria de Obras pudessem atender a situação, mas, devido à complexidade de acesso ao local e do tipo de obra, foi preciso procurar ajuda especializada.

 O secretário de Infraestrutura da prefeitura, Daniel Pasa, explica que o projeto de reconstrução da área era complexo e envolvia a contenção desde a rua até o rio, mais de 10 metros abaixo. “Demos preferência pela arrumação em pedras, que é segura e mais indicada para este tipo de terreno, onde pode haver elevação do nível do rio”, explica. A obra deve se estender durante o mês de março, dependendo das condições do tempo.