Alto Vale
Foto: Divulgação

Com o objetivo de recolher dados que possibilitem a Administração Municipal planejar ações para o desenvolvimento da cidade, a Prefeitura de Presidente Getúlio vai começar, na segunda-feira (1º), o levantamento para novo cadastro imobiliário. O trabalho iniciará no bairro Rio Ferro.

Cerca de nove mil imóveis (terrenos e edificações) do perímetro urbano serão contemplados nesta etapa, recebendo a visita dos cadastradores, que estarão devidamente identificados, uniformizados e portando crachá de identificação. A empresa responsável pelo trabalho é a Geomais Geotecnologia, contratada após processo licitatório.

Segundo Antonio Fachin, engenheiro responsável pelo trabalho, no recadastramento estão sendo coletados características do terreno e das construções, medição da área construída, caracterização das atividades que estejam sendo exercidas no imóvel, fotografias da fachada das edificações, fotografias das ruas, dentre outros. Os cadastradores já possuem os nomes dos proprietários dos imóveis e outras informações pessoais.

A partir das fotografias aéreas e do levantamento cadastral, está sendo elaborado o mapeamento digital de Presidente Getúlio, que contém as curvas de nível que representam o relevo do município, rios, ruas, praças, parques, edificações, limites de terrenos, e demais componentes físicos da cidade.
Os dados levantados neste mapeamento digital, bem como os já existentes na Prefeitura, integrarão um banco de dados que será utilizado por diversas secretarias, como Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Obras, Agricultura e pela Defesa Civil, objetivando principalmente permitir que a gestão seja mais assertiva no atendimento das necessidades e reivindicações dos munícipes.

Mais informações podem ser solicitadas na Prefeitura, através do setor de Planejamento, através do telefone 3352-5500.

O que informar ao cadastrador?

Informações sobre o imóvel (terreno, construções e atividades que, por ventura, estejam sendo exercidas no mesmo);
Informações do proprietário ou responsável do lote, como nome completo e CPF (sempre que solicitado);
É de fundamental importância a participação de todos os munícipes para o sucesso do projeto, no sentido de permitir que seja realizada a medição da área construída (parte externa da construção).