Alto Vale, Segurança

Durante toda a noite do último Domingo (4), representantes da Defesa Civil do município e servidores municipais estiveram reunidos, atentos a situação e aos chamados de ajuda. No centro, vários registros de alagamentos, bueiros destruídos e movimentações de terra com quedas de muro.

Na segunda-feira pela manhã, a visita foi nas comunidades rurais. O prefeito Laércio da Cruz, acompanhado dos servidores da Secretaria de Obras, prestaram auxílio à população e contabilizaram os prejuízos. Todas as estradas de acesso às localidades apresentaram estragos causados pela forte chuva, que teve registos acima do normal.

“Durante a semana finalizamos o levantamento dos estragos causados pelo excesso de chuvas, especialmente de domingo e, estamos empenhados em reconstruir. Todos os maquinários da Prefeitura, bem como os servidores, estão trabalhando nos reparos que precisam ser feitos. As obras estão caminhando com base nas condições do tempo, que melhora aos poucos”, destaca Laércio.

O levantamento feito nas comunidades mostrou que os maiores problemas são com a destruição de pelo menos 10 pontes, cabeceiras, barreiras e buracos, comprometendo não só o transporte pelos locais, mas também o acesso dos moradores. Em todo o município, cerca de 100 pessoas ficaram isoladas.

Além disso, duas famílias ficaram desalojadas. Elas foram prontamente amparadas pela Prefeitura com o aluguel social e já estão devidamente colocadas em segurança. “É uma condição alarmante. Somos compadecidos com todo o Alto Vale que passa pela mesma situação. Sabemos da força do nosso povo e vamos reconstruir”, finaliza o prefeito.